Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
soft-skills-qual-a-imortancia-para-conquistar-uma-vaga

Soft skills: qual a imortância para conquistar uma vaga? 

Notícia | 27/08/2021

Giovanna Cavalli

As soft skills são habilidades comportamentais levadas muito a sério por empresas e recrutadores e têm se tornado cada vez mais populares. Essas, diferente das hard skills, são fluidas e desenvolvidas a partir das suas competências interpessoais e não necessariamente baseadas nos seus conhecimentos técnicos.

Onde entram as skills?

Com o avanço das transformações no mercado e nas relações laborais, cada vez mais as companhias estão percebendo a necessidade de profissionais com aptidões muito além da técnica. Nesse sentido, entram as soft skills as quais são relacionadas ao comportamento, muito atreladas à personalidade e às experiências.

Então, reconhecer e ampliar suas capacidades é tão importante quanto ter uma formação específica na área de atuação. “Ou seja, é o know how de aprimorar uma relação positiva com o serviço e seus colegas, influenciando positivamente o ambiente. A inteligência emocional (IE) e o relacionamento interpessoal são exemplos dessa skill”, explica a diretora de produto na BiUP Educação e especialista em estratégia educacional, Vanessa Wedekin.

Para ela, algumas pessoas parecem ter certas maestrias inatas como a criatividade ou a organização. “Contudo, com um bom autoconhecimento, é possível refinar essas qualidades espontâneas e ainda evoluir outras, trazendo destaque para um cenário de negócios tão competitivo”, afirma.

Atente-se aos anseios do mercado

Nesse sentido, elencamos algumas skills para ficar atento. Veja:

IE: ajuda a controlar e entender as emoções para elas não afetarem o seu ofício e para reconhecer e lidar com os sentimentos do outro também.

Comunicação eficaz e assertiva: saber se expressar é essencial não somente para passar uma mensagem, mas para saber captar uma. “Alguns comportamentos, como gesticular demais com as mãos e mexer o corpo com muita frequência podem impactar o resultado de uma entrevista, por exemplo”, alerta a gestora de carreira Madalena Feliciano.

Isso porque essas atitudes podem dizer muito sobre nós. No geral, quem não consegue ficar parado por alguns minutos é uma pessoa muito ansiosa e inquieta.

Resiliência: basicamente se define pela capacidade de se reerguer após uma queda emocional, motivacional, financeira, etc.

Empatia: capacidade de se colocar no lugar do próximo em inúmeras situações. Por isso, é uma caraterística buscada principalmente para cargos de liderança, aflorando o lado humano dos colaboradores.

Colaboração: esse é um pilar fundamental, afinal de contas, quem trabalha unido, cresce mais forte.

Por fim, Madalena ensina a manter a calma. “As suas manifestações corporais dizem muito sobre você. Logo, não devem ser ignoradas. Por isso, controle-as, utilize uma roupa adequada na reunião e mantenha um diálogo claro e aberto. Essas atitudes podem te garantir ou não a vaga”, finaliza.

Além disso, aproveite o isolamento em casa para adquirir conhecimentos novos e investir na carreira. Isso ajuda em meio à concorrência. Inclusive, o próprio Nube tem alguns EADs gratuitos sobre temas relacionados ao universo corporativo. Todos ainda valem horas complementares para ajudar na grade acadêmica.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no mundo laboral. Conte com o Nube! Assista também a matéria do Conexão Ilimitada da TV Nube: capacitação e sucesso profissional e as transformações do mercado de trabalho atual.

E aí, quais são as suas skills?

 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete