Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-conquistar-a-tao-sonhada-efetivacao

Dicas para conquistar a tão sonhada efetivação 

Notícia | 26/08/2021

Giovanna Cavalli

Antigamente, a palavra “estágio”, na maioria das vezes, remetia a ideia de um universitário servindo "cafezinho” em uma sala de conferências cheia de gestores engravatados. Contudo, o estagiário não é essa pessoa tímida sentada no cantinho, anotando e servindo aos outros. Quem está passando por essa situação no momento, sabe o quanto enriquecedor é o programa e o quão concorrido é para conquistar uma vaga.

O estágio como um divisor de águas

Os candidatos fazem vários testes, de aptidão, conhecimentos gerais, específicos, psicológicos, dinâmicas em grupo e entre outras. Quando aprovados no processo seletivo e finalmente conseguem entrar na sonhada empresa, têm prazos para cumprir, integração para fazer e muito aprendizado para adquirir. “Estagiário trabalha de verdade”, diz a gestora de carreiras e coach, Madalena Feliciano.

Contudo, muitos desses estudantes pecam quando deixam a animação e o empenho do período de recrutamento findar ao serem contratados. “Este é o maior vacilo. Afinal, isso geralmente acontece quando o indivíduo ‘atira para todos os lados’ na procura de uma oportunidade e não se concentra nas quais realmente deseja. Assim, acaba fazendo um trabalho mediano, porque para ele tanto faz, e nenhum gestor gosta disso”, ressalta a especialista.

Logo, é imprescindível sempre tentar superar as expectativas e ir além do esperado. A desculpa de ainda estar aprendendo não significa se safar dos erros ou da falta de empenho. “Não basta só colocar a proatividade no currículo, tem de ser. Afinal, gestor nenhum continua empregando quem não acrescenta”, alerta a coach.

Prepare-se

Pensando nisso, Madalena listou algumas dicas para avançar na carreira e se efetivar na companhia. Veja:

  1. Pontualidade - se atrase somente quando for inevitável e tente ao máximo comunicar seus dirigentes com a maior antecedência possível. Quando isso vira uma irresponsabilidade, afeta quem depende do seu ofício e vira um efeito dominó.
  2. Flexibilidade - a prática gera desenvolvimento, então, não se prenda muito à teoria da faculdade, os conhecimentos além da sala de aula são enriquecedores. Sobretudo, nesse tópico vale lembrar: é proibido fazer hora extra no ato educativo escolar supervisionado.
  3. Comunicação - ter uma boa relação com os colegas, participar dos happy hours e outras confraternizações contam pontos com o chefe, pois mostram sociabilidade e extroversão. Todavia, saiba separar as coisas.
  4. Redes Sociais - hoje em dia, Facebook e Whatsapp já são usados como ferramenta de serviço, mas tenha bom senso, ser pego utilizando outra rede social com frequência não vai pegar bem diante dos gestores. Deixe essas para a hora do almoço.
  5. Clareza e objetividade - para quem está no final do contrato e quer saber se será ou não efetivado, vale sim uma conversa com o superior. Seja claro e demonstre suas vontades. Já para quem está aspirando uma chance, é importantíssimo conhecer muito bem a marca antes da entrevista. Faça pesquisas na Internet, pois isso ajuda a se preparar.

Além disso , as organizações têm buscado cada vez mais diferentes características: organização, pensamento criativo, capacidade de resolver problemas, relacionamento interpessoal, entre outras fazem parte dessa necessidade. “Tão importante quanto desenvolvê-las é saber identificá-las”, explica a diretora de produto e desenvolvimento na BiUP Educação, Vanessa Wedekin.

Diferente das aptidões técnicas ou hard skills, essas maestrias não são ensinadas facilmente, elas florescem com o tempo e esforço no estágio, por exemplo. “Por isso, o conhecimento sobre o assunto é indispensável no mercado”, finaliza a dirigente.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Como você tem buscado sua efetivação?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete