Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mantendo-o-otimismo-em-relacao-ao-futuro-do-trabalho

Mantendo o otimismo em relação ao futuro do trabalho 

Notícia | 25/08/2021

Giovanna Cavalli

Transcorrido mais de um ano de pandemia, ainda é difícil compreender quais foram os impactos provocados sobre os trabalhadores, como eles lidaram com as mudanças e as suas perspectivas sobre os próximos cinco anos. Pensando nisso, a ADP Research Institute realizou uma pesquisa global, com 32 mil colaboradores em 17 países, de quatro continentes diferentes, para mapear e analisar melhor esse cenário. Continue lendo e saiba mais!

O lado dos profissionais

De acordo com o estudo divulgado em outubro de 2020, a Covid-19 deixou uma marca na percepção da força laboral em relação à confiança. Embora a maioria (86%) dos profissionais ainda mostre otimismo a respeito dos próximos anos na companhia, esse número é menor em relação aos 92% da pesquisa anterior.

Isso pode ser porque 28% relatam ter perdido o emprego, temporária ou permanentemente, ou até recebido dispensa temporária parcialmente remunerada. Além disso, quase um em quatro (23%) teve de aceitar um corte de salário.

Para a vice-presidente de recursos humanos da ADP na América Latina, Mariane Guerra, o mercado global já vinha passando por profundas transformações nos últimos anos, principalmente em razão das aceleradas mudanças tecnológicas. “Por isso, o impacto do cenário trazido pela doença foi assimilado de forma distinta pelas pessoas de diferentes regiões. Na área do Pacífico Asiático, por exemplo, a esperança teve uma queda de 5%, mas ainda permaneceu muito alta, com 90%”, explica.

A perspectiva das empresas

Isso mostra como as peculiaridades regionais e espaços de trabalho seguem como item importantíssimo para os gestores no pós-pandemia. Então, conforme os ambientes foram adaptados para o formato híbrido, aumentou também a necessidade de colaboração e engajamento remoto das equipes. Como fazer isso? Como extrair dados dessa experiência e transmitir a cultura organizacional de forma genuína e de impacto?

Nesse sentido, para a gerente de recursos humanos (RH) do Tmov, Sheila Borges, as transformações e o mindset digital perpassam por algumas trilhas, tais como:

Onda Negócio: é necessário traçar o impacto tecnológico no negócio, na estratégia e nos processos internos. Ainda, vale entender qual o posicionamento da marca para a tendência, sua sustentabilidade e projeções futuras. “Estabelecer a high tech como alavanca principal para impulsionar a missão da entidade é vital”, explica a gerente.

Onda Governança: promover metodologias ágeis de gestão e resultados em ambientes virtuais. “Cito, como exemplo, as OKR's (Objectives and Key Results) em plataformas digitais com a diminuição das barreiras, fronteiras virtuais e distanciamento social, para todos os colaboradores estarem alinhados às metas e objetivos a serem alcançados”, avalia a especialista.

Onda RH: a transformação digital do RH acontece quando a área se posiciona estrategicamente como promotora de cultura. “Nesse momento, os softwares voltados para a ‘Gestão de Gente' são os grandes diferenciais. Em especial, aquelas de origem em startups, com linguagem e usabilidade intuitiva, independentemente da função ou formação”, expõe Sheila.

Portanto, diante do digital, é sim possível dar continuidade aos negócios e contratações, assinar documentos, fazer treinamentos, onboarding e avaliações de desempenho, dar feedbacks e elogios com uma gestão de 1:1. Bem como promover a saúde mental, pesquisas de engajamento, benefícios flexíveis e tantas outras coisas.

Onda Engajamento: é com certeza a mais desafiante de todas. Integrar sistemas não é só garantir e realizar a verdadeira digitalização, mas engajar a nova cultura da instituição de "off" para "on". Isso é um desafio aspiracional. “Estamos falando em promover a mudança de mindset das pessoas, as quais muitas vezes são resistentes às alterações de crescimento”, finaliza a dirigente de RH da Tmov.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Você vê o futuro do mercado com boa perspectiva?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete