Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprenda-a-desenvolver-e-a-cultivar-o-equilibrio-emocional

Aprenda a desenvolver e a cultivar o equilíbrio emocional 

Notícia | 25/08/2021

Vinícius Lima

O mundo inteiro passa, hoje, por uma situação adversa. O cenário atual pode despertar diversos sentimentos negativos em cada indivíduo. Dentre eles, estão o medo, a ansiedade, angústia e a incerteza. Diante de um contexto assim, fica fácil agir impulsivamente e perder o controle, gerando ainda mais desequilíbrio. Assim, como é possível enfrentar os desafios e conseguir ter qualidade de vida, mesmo em tempos difíceis?
                                                                            
Autocontrole é essencial
                                                                            
De acordo com Rosangela Sampaio, psicóloga e apresentadora do programa Mulheres em Flow, o autocontrole ou autoregulação é uma força relacionada à habilidade de administrar excessos de todos os tipos. Dentre eles, “parar de fumar, regular gastos e despesas, assim como gerenciar suas próprias emoções”.

Ainda segundo a especialista, também co-autora de obras como "O poder do autoamor", "Sem medo do batom vermelho" e "Mulheres Invisíveis", cada experiência no nosso dia a dia pode afetar diretamente o bem estar de forma tanto positiva, quanto negativa. “Para construir uma trajetória mais saudável, produtiva e feliz, precisamos desenvolver o equilíbrio emocional, pois ele será responsável por processar e filtrar de maneira adequada cada sensação”, explica.
                                                                            
Isso auxilia a manter a saúde mental
                                                                            
Saber organizar e pôr na balança os sentimentos envolve a capacidade de domínio sobre pensamentos e ações em meio às influências externas e internas. Esse aspecto, portanto, pode ser responsável por manter a saúde mental mesmo em circunstâncias ou momentos desafiadores.

Julia Pimentel, estudante de marketing, em São Bernardo do Campo, confessa ter enfrentado dificuldades no começo da pandemia do coronavírus pelo fato de mudar completamente de rotina. “Perdi o estágio, as aulas em EaD, fiquei sem ver os amigos e família… tudo mudou de uma hora para outra e foi bem tenso, principalmente no início”, conta.
                                                                            
As coisas podem melhorar

Entretanto, com auxílio profissional e tempo para refletir sobre seu dia a dia, ela passou a gerenciar melhor cada estímulo e situação para manter a calma, mesmo em situações mais complicadas ou complexas. “Vários costumes podem ajudar, como a própria alimentação, dormir bem, fazer exercícios, psicanálise… foram hábitos muito bons para mim”.

Para você conseguir aumentar o seu nível de bem estar, Rosangela separou algumas dicas. Veja abaixo:

  • Pare e reflita antes de agir: relaxe por alguns minutos, respire lentamente, acalme o corpo e os pensamentos;
  • Exercite o poder da gratidão: isso permitirá renovar as energias e realizar um constante aprendizado para o autoconhecimento emocional;
  • Permita-se sentir as emoções: ou seja, se entender e se expressar;
  • Seja positivo: procure ver o lado bom de cada momento, cultivando hábitos e ocasiões felizes;
  • Soluções assertivas: tome atitudes de maneira racional, vendo outras maneiras de vencer o problema. Busque autoconhecimento!

Com isso, será possível aprender a diminuir crises de estresse, ansiedade e a prevenir doenças psicossomáticas, alcançando o seu florescimento.”Para sua autodescoberta, conte com profissionais capacitados da área de saúde mental”, conclui a especialista.

Gostou? Veja agora sete hábitos para combater o estresse!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete