Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
filmes-com-acontecimentos-historicos-baseados-em-fatos-reais

Filmes com acontecimentos históricos baseados em fatos reais 

Notícia | 23/08/2021

Rodrigo Barreto

A exibição de filmes nas salas de aula já se tornou uma prática comum. Assistir às cenas com um pouco de ficção ajuda no aprendizado do conteúdo, memorização e facilita o entendimento. Porém, com a globalização e o amplo acesso à Internet, as pessoas podem buscar essas produções em casa também e agregar diversão e conhecimento.
Existem inúmeras opções baseadas em fatos reais de acontecimentos históricos. Além de conhecer mais sobre o assunto, pode ajudar na hora de fazer uma prova ou vestibular. Com isso, deixa mais leve um processo muitas vezes cansativo. Importante lembrar: o diretor tem licença poética e às vezes faz uma adaptação. Por isso, não se deve acreditar cegamente em 100% do enredo.
O professor de história do colégio La Salle, de Brasília, José Paulo Costa Júnior, destaca a importância dessa ferramenta: “auxilia a ilustrar conceitos e dar concretude a ideias um tanto abstratas. Além disso, oferece emoção, algo fundamental na aprendizagem.”

Pensando nisso, o Nube traz algumas dicas para você:


Joana D’Arc:

Trata-se de um drama biográfico sobre a guerreira francesa, autointitulada como "Donzela de Lorraine". Em 1420, o exército inglês invade a França e Joana, com sua determinação e fé inabalável, dizia estar em uma missão divina para libertar seu país dos opressores inimigos. Desesperado por uma solução, o delfim Carlos VI aceita lhe dar um exército, com o qual D’arc consegue recuperar a cidade de Reims, onde ele é coroado rei.

Carlota Joaquina, a Princesa do Brazil | Claro Vídeo:

A sátira brasileira gira em torno da vida da infanta espanhola. Também explica sobre a monarquia portuguesa e a elevação do Brasil, de colônia do império português, a reino unido com Portugal, transformando-na em Princesa do Brasil. Em 1807, para escapar das tropas napoleônicas, Carlota, seu marido João de Bragança e a corte transferem-se às pressas para o Rio de Janeiro, onde a família real viveu exilada por 13 anos.

Stalin | HBO Brasil:

Retrata a carreira política e a vida pessoal do líder soviético Josef Stalin, desde o princípio da Revolução Russa em 1917, até a sua morte em 1953. Com os bastidores do terror político da época, demonstra como ele foi capaz de transformar seu país numa grande potência. A história é narrada pela filha de Stalin, exilada nos Estados Unidos. É a primeira produção americana gravada dentro do Kremlin.

Pra frente, Brasil | YouTube:

Enquanto o Brasil vibra com o tricampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo sediada no México, militantes e terroristas são torturados por agentes da repressão oficial do governo de Emílio Garrastazu Médici. Indicadores econômicos favoráveis, durante o chamado "milagre econômico", divulgados por uma mídia completamente censurada, maquiavam o aumento da concentração de renda e da pobreza.

Mandela - O caminho para a liberdade | Prime Vídeo:

Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, apresenta todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista. A obra narra desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela chegou a passar 27 anos em cárcere pelos seus ideais.

A Queda – As Últimas Horas de Hitler | Prime Vídeo:

A secretária de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, Traudl Junge, narra os últimos dias do líder alemão, confinado em um quarto de segurança máxima. A história é contada entre o 56º aniversário do ditador, em 20 de abril de 1945, até seu suicídio, no dia 30 do mesmo mês. O Führer demonstra sinais de fadiga e nervosismo pela iminente derrota. O diretor usou relatos de testemunhas oculares, memórias de sobreviventes e outras fontes históricas durante a produção para reconstruir o visual e a atmosfera de Berlim nos anos 40.

Lincoln:

Baseada no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, a história gira em torno dos esforços do presidente durante a Guerra Civil norte-americana. O evento aconteceu em janeiro de 1865, para aprovar na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos uma emenda à Constituição estadunidense para abolir formalmente a escravidão no país.

Getúlio | Netflix:

Os últimos 19 dias de vida do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, interpretado por Tony Ramos. Pressionado por uma crise política por conta das acusações de ordenar o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, ele se isola no Palácio do Catete e avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.

O jogo da imitação | Prime Vídeo:

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe para quebrar o Enigma, código usado pelos alemães para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos, com problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para Turing liderar a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina para analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas. Indicado ao Oscar de 2015 em oito categorias, venceu como melhor roteiro adaptado.

Segredos Oficiais | Prime Vídeo:

A analista do serviço de inteligência britânico Government Communications Headquarters - GCHQ, Katharine Gun, se tornou mundialmente famosa ao expôr segredos confidenciais da Agência de Segurança Nacional. Depois de obter acesso a memorandos secretos, ela foi capaz de provar uma grande pressão a seis países para votarem a favor da invasão ao Iraque em 2003.

Gostou das dicas? Portanto, prepare a pipoca, pois esse pode ser um grande aliado em um momento com dificuldade de se concentrar ou de exaustão. Por isso, encontrar modelos diferentes para estudar e ser mais produtivo, pois ajudam o estudante a emergir em novas culturas e exercitar o pensamento crítico. Além disso, contribuem de modo consistente para a formação de repertório.

Já assistiu algum dos filmes? Conte para nós a sua opinião e compartilhe conosco outras indicações. Até os momentos de lazer podem ser usados para aprender mais.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete