Uma das belezas da história é aquela sensação de nostalgia. Nesse sentido, a fotografia pode ser considerada como aliada, pois por meio dela, é possível narrar memórias, enxergar padrões de um povo e suas habitações, homenagear momentos e pessoas, por exemplo. Dessa forma, é possível aprender de maneiras lúdicas e divertidas. Sendo assim, confira exposições para você visitar!

Caminho do Mar | Santos, SP

Você sabia? A estrada Caminho do Mar, mais conhecida como Estrada Velha de Santos (SP-148), pode ser percorrida a pé. O trajeto é cercado pela Mata Atlântica e compreende um trecho de, aproximadamente, oito quilômetros. Além disso, o local abriga um grande acervo histórico ambiental, com marcas dos períodos de desenvolvimento do estado de São Paulo, representado pela Calçada do Lorena (1792) e pelo conjunto de oito monumentos históricos construídos em 1922. O acesso ao parque custa R$ 32,00 por pessoa e inclui o acompanhamento do guia turístico. É importante levar comidas e bebidas, pois não há venda de alimentos no local. Também é necessário fazer o agendamento prévio pela Internet. Para mais informações, clique aqui.

Ô Culpa | On-line

Rodrigo Koraicho é um fotógrafo paulista e responsável pela exposição “Ô Culpa”, em cartaz até o dia 9 de outubro. Durante certo período, o artista acompanhou a rotina de pessoas sem casa própria, as quais precisaram conviver em um mesmo espaço e, a partir disso, baseou a mostra. Ela revela narrativas de vida, superação e das mais variadas adversidades em 20 fotografias de grande formato, duas instalações artísticas e três projeções audiovisuais. A inauguração ocorreu no início de agosto, pelo Youtube, mas ainda é possível realizar o tour virtual, gratuitamente, clicando aqui.

Semana de 21 | São Paulo, SP

Um dos períodos mais importantes da literatura está sendo homenageado no Instituto Artium. Na exposição “Semana de 21”, artistas contemporâneos nacionais como Leda Catunda, Thomaz Rosa, Marcelo Cipis e outros 14 nomes, promovem uma reflexão sobre o momento atual e o retorno da normalidade em um mundo pós pandemia. Ao todo, são 25 obras, organizadas em duas salas e no jardim. O prédio, construído entre os anos 1920 e 1921, no estilo Luís XVI, passou por um minucioso trabalho de restauro e está localizado na Rua Piauí, 874, Higienópolis, São Paulo, SP. A entrada é gratuita, porém é preciso agendar a visitação antecipadamente, clicando aqui.

Moradas do Brasil | Curitiba, PR

Existem diversas formas de conhecer a cultura de um povo. Nessa perspectiva, o fotógrafo Rui Faquini reuniu imagens captadas ao longo de 20 anos de viagens pelo Brasil. Percorrendo diversas regiões do território nacional, o artista registrou diferentes tipos de habitações, desde casarões coloniais, choupanas de palha, ocas indígenas até casinhas de madeira do interior paranaense. A exposição é responsável pela abertura da Caixa Cultural Curitiba, localizada na Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba, PR. As visitações acontecem de terça a sexta-feira, das 10h às 19h.

Nossos Heróis Olímpicos | On-line

Certamente, essa última edição das Olimpíadas foi marcante em diversos aspectos. Para começar, foi a primeira da história a ser adiada. Além disso, obteve uma grande repercussão nas mídias sociais. Em homenagem ao evento e, principalmente, aos atletas, diversos artistas realizaram caricaturas e cartoons, os quais estão disponíveis para visualização aqui, com o intuito de trazer esperança diante das tristezas causadas pela pandemia.

À flor da pele | Uberlândia, MG

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a exposição “À flor da pele” traz pinturas intensas e convidativas do artista Rodrigo Freitas. Até o dia 30 de setembro, é possível apreciar as obras na Galeria de Arte Ido Finotti no Espaço Cultural do Mercado, na rua Olegário Maciel, 255, Centro, Uberlândia, MG. Elas fazem referência a tudo aquilo em iminência de um colapso, quando os humores do corpo transbordam seus limites. Para visitar, é preciso fazer o agendamento prévio pelo telefone (34) 3235-7790.

Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio | On-line

O MIS Experience, do Museu da Imagem e Som, renovou os direitos de exibição virtual do conteúdo da exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio. Por meio de uma experiência multissensorial, com imersão em 360 graus, é possível acompanhar animações em alta definição. Além de visualizar detalhes das máquinas desenhadas pelo artista italiano em realidade aumentada, fora os de áudios e vídeos exclusivos. A mostra ficará disponível para o acesso até dezembro de 2021, gratuitamente. Para isso, basta clicar aqui.

Expresso Turístico da CPTM | São Paulo, SP

Depois de, aproximadamente, um ano e meio em paralisação, as viagens do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) voltaram a ser realizadas. A priori, o serviço será retomado apenas para o trajeto à Paranapiacaba, vila de arquitetura inglesa na Serra do Mar, pertencente a Santo André, na Grande São Paulo. Por enquanto, a venda de ingressos está aberta para a viagem do dia 5 de setembro. Para adquirir a passagem, é necessário ir até a bilheteria da estação de trem da Luz, localizada na Praça da Luz, Luz, São Paulo, SP, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados e domingos, partir das 7h.​ Para mais informações sobre as tarifas, clique aqui.

Dica Nube: Lembre-se de usar a máscara corretamente em todos os lugares públicos. Mantenha o distanciamento entre as pessoas e higienize as mãos frequentemente com álcool em gel 70%. Se você pertence ao grupo de risco, opte pelas exposições virtuais. Cuide-se!

Curtiu as indicações? Continue nos acompanhando, todo fim de semana você fica atualizado sobre a agenda cultural, cursos on-line e dicas de concurso para turbinar seu repertório e se divertir! Conte com o Nube!

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe