A carreira profissional é uma caminhada com muitos passos. Para entrar no mercado de trabalho, ainda mais em cenários de crise, existem diversos desafios. Entretanto, o estágio pode ser um grande facilitador. Afinal, é o melhor meio de inserir brasileiros no mundo corporativo em suas determinadas áreas de interesse e atuação.

Entretanto, justamente por estarem trilhando o começo da jornada, a falta de experiências pode ser um grande gerador de dúvidas sobre como se portar em entrevistas e processos seletivos. Além disso, como saber qual oportunidade é a mais indicada? Por isso, é importante se preparar e sanar esses questionamentos.

Em primeiro lugar, é preciso entender: só pode se candidatar a colocações desse tipo quem está matriculado e frequentando uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do nível fundamental pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). A carga horária máxima permitida é de 6h diárias e 30h semanais.

O Nube também oferece chances para quem quer ser Jovem Aprendiz. Para esse perfil, é preciso ter entre 14 e 24 anos, estar no colegial ou já ter concluído essa etapa. Quer saber sobre qual formato se adequa ao seu perfil? Leia esta matéria!

Segundo Carlos Loures, supervisor do programa de estágios da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), quem é admitido nessa modalidade tem uma chance maravilhosa de lapidar, na prática, os conhecimentos aprendidos na teoria. Isso, por sua vez, faz toda a diferença no futuro profissional.

Para conquistar uma vaga e aproveitar ao máximo essa vivência, é preciso ter noção de alguns aspectos. O especialista os elencou, veja:

I. Treino para o futuro

O estágio é uma etapa muito importante porque, além de levar o estudante a fazer uma conexão entre teoria e prática, permite a ele adquirir experiência na área na qual pretende trabalhar.

Carlos Santos, aluno de administração, iniciou sua jornada recentemente nessa posição em uma entidade de Santos (SP). Animado, ele conta estar disposto a dar tudo de si. “A dedicação sempre fez parte da minha vida escolar e acadêmica, agora tenho a chance de ser assim para construir minha trajetória. Em pouco tempo na organização já tenho aprendido muito”, conta.

II. Faça seu currículo parecer "interessante"

Uma boa estratégia para se "vender" para as contratantes é o acúmulo de conhecimentos, afinal, serão úteis no ambiente corporativo, tais como o Pacote Office e línguas estrangeiras, especialmente o inglês. Tais conhecimentos podem dar uma vantagem ao perfil de um candidato na comparação com outros.

Veja opções gratuitas e on-line para você se preparar da melhor forma e desenvolver seu perfil em www.nube.com.br/ead.

III. Esse tipo de oportunidade te amadurece

O fato de ter uma vivência estagiando ajuda no amadurecimento do indivíduo, porque ele compreende, desde cedo, o significado de vivenciar o cotidiano de um empreendimento.

IV. Estágio pode virar emprego

Para muitos estudantes, essa vivência abre caminhos para o primeiro registro como efetivo. Para se tornar parte do quadro de funcionários, você pode ser observado por seus superiores. Portanto, a principal dica é: dedique-se, mostre resultados, seja proativo.

Em geral, as empresas com programas bem estruturados sabem como essa é uma fase de aprendizado supervisionado por um profissional. Assim, até como forma de analisar a performance do talento, atribuem-lhe tarefas e responsabilidades importantes na hora de avaliá-lo e, principalmente, ao tomar uma decisão de efetivação.

Agora, descubra dicas para entrevistas! Se preparar é a grande chave para aproveitar ao máximo todas as portas abertas em seu caminho. O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe