Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-destacar-em-videoentrevistas

Como se destacar em videoentrevistas? 

Notícia | 02/08/2021

Giovanna Cavalli

Devido à pandemia, a maioria das organizações tiveram de adotar novas estratégias de negócios para se adaptarem ao isolamento. Nesse cenário, com a retomada das contratações, as entrevistas on-line se tornaram cada vez mais comuns e a melhor alternativa para preenchimento das vagas disponíveis.

Saia do lugar e busque conhecimento

Nesse sentido, foi necessário adaptar e trazer modelos laborais diferentes para atender melhor esse novo estilo de vida. “O modus operandi evoluindo a cada dia é o home office. Ele reduz os gastos operacionais e faz as políticas de contratação irem além, nas quais o recrutador poderá selecionar até pessoas de outros estados”, comenta a professora do curso de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera, Edna dos Santos.

Para isso, a tecnologia se tornou uma ferramenta fundamental para ajudar quem está na busca de oportunidades. Sendo assim, a docente listou algumas dicas para se destacar nos processos seletivos virtuais. Veja:

1- Preparo do currículo (CV)

Fazer o CV sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos selecionadores. Afinal, um documento objetivo e organizado gera curiosidade e, assim, a chance de obter sucesso cresce. Por isso, coloque habilidades e conhecimentos em vigor no mercado, isso vai chamar mais atenção.

Além disso, a questão gramatical e de concordância importam. “Confira se as suas experiências profissionais e acadêmicas estão corretas, a fim de evitar desencontro de informações”, avalia a CEO da Medei, Fernanda Medei.

2 - Desenvolvimento de skills

Atualmente, desenvolver soft skills ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções na companhia podem ser um diferencial. Para isso, cursos livres disponíveis na Internet hoje podem auxiliar. Inclusive, o Nube indica todos os sábados, vários deles de destaque no mercado, sejam virtuais ou presenciais. Além disso, temos EADs com direito a horas complementares também em nosso site.

3 - Treine para a videoentrevista

Mesmo um vídeo simples pede uma organização mínima antes da gravação. Por isso, escreva um roteiro conciso com introdução, desenvolvimento, conclusão e saudação final para garantir a fluidez na apresentação. É importante seguir uma sequência linear.

Procure falar todo o seu conteúdo em até um minuto e meio. Geralmente as plataformas limitam o tempo. “Garanta-se nos dez primeiros segundos para cativar e prender a atenção de quem está assistindo. Desenvolva de forma clara e finalize agradecendo a oportunidade. Aproveite para mostrar características além do CV como sua personalidade e fluência verbal. Cuidado com o português e uso de gírias inapropriadas”, expõe Fernanda.

4 - Pesquise a empresa

Pesquise sobre a entidade e grave o vídeo deixando claro as mesmas ideias e orientações. Se for ao vivo, lembre-se de trazer alguns desses pontos durante o diálogo. Demonstrar o interesse e, sobretudo, a compatibilidade com a posição e a cultura organizacional levará você alguns passos adiante em relação aos concorrentes.

Por fim, lembre-se: o seu “a mais” será a sua evidência. “Então, estude as tendências do momento e não seja mais do mesmo”, finaliza a professora Edna. Além disso, redes como o Instagram, Facebook e LinkedIn permitem adentrar no universo profissional em apenas um clique. Isso pede atualização e manutenção constante dessas mídias também.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Como você tem se preparado?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete