Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
narrativas-da-historia-exposicoes

Narrativas da História: exposições 

Notícia | 31/07/2021

Millena Calazans

Voltar ao passado é o sonho de muita gente. Já imaginou ter a oportunidade de viver na época colonial, ou até mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, para os mais corajosos? Entretanto, enquanto ainda não inventaram a máquina do tempo, um dos principais papéis dos museus é exatamente esse. Além disso, os espaços são responsáveis por preservar e homenagear a história da humanidade, a memória cultural, de idiomas, esportes, fornecer conhecimento e, até mesmo, divertir o espectador. Sendo assim, confira exposições presenciais e virtuais para você aproveitar.


Museu Casa de Anne Frank | On-line

Com o intuito de contar a história da menina judia, refugiada com a família na casa de vizinhos por dois anos, o museu narra o cotidiano de Anne durante a invasão alemã aos Países Baixos, em 1942. Virtualmente, é possível assistir a vídeos, conhecer o esconderijo e a casa onde moravam antes da Segunda Guerra Mundial. O site está disponível em inglês, espanhol, holandês e alemão. Há uma galeria especial em português e outros 19 idiomas.


Museu Casa de Cora Coralina | Cidade de Goiás, GO - On-line

A poetisa Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins, é uma das mais importantes escritoras brasileiras. Em sua homenagem, amigos e parentes se reuniram para criar o Museu Casa de Cora Coralina, inaugurado em agosto de 1989, ano do centenário da artista. O acervo conta a história de vários momentos da autora, representados por objetos, imagens e discursos. Há desde peças de roupas até fotos, utensílios domésticos, livros, móveis e cartas, além de um jardim nos fundos com uma bica de água potável. As visitas virtuais são feitas clicando aqui. O museu funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 13h, na Rua Dom Cândido, 20, Centro, Cidade de Goiás, Goiás. Os agendamentos para visitação são feitos pelo telefone (62) 3371-1990 ou pelo e-mail museucoracoralina@gmail.com. Os ingressos custam R$ 10,00.


Museu da Memória do Judiciário Mineiro | Belo Horizonte, MG - On-line

Urnas, escarradeiras de porcelana do século XVIII, medalhas, comendas, canetas, tinteiros, mobiliário e esculturas francesas são apenas uma pequena parcela do acervo do Museu da Memória do Judiciário Mineiro. Localizado na Avenida Afonso Pena, 1420, Centro, Belo Horizonte, MG, o local te convida a conhecer parte da história da justiça mineira por meio de verdadeiros registros das transformações do poder judiciário ao longo dos anos. Também conhecido como Palácio da Justiça Rodrigues Campos, funciona de segunda a sexta, das 13h às 17h, com entrada gratuita. Ademais, as visitas virtuais foram disponibilizadas clicando aqui.


Museu do Diamante | Diamantina, MG - On-line

Localizado na Rua Direita,14, no centro de Diamantina, MG, no início da Estrada Real, é antigo caminho colonial por onde passaram o ouro e o diamante responsáveis pela riqueza da coroa portuguesa. O casarão foi residência do inconfidente padre José da Silva e Oliveira Rolim e hoje é um espaço de divulgação da memória, da história social e da cultura da cidade e de seus personagens. O acervo conta com peças de numismática, mineralogia, além de instrumentos utilizados no processo de mineração do ouro e diamante. Mediante a crise sanitária causada pelo Covid-19, as visitas presenciais estão suspensas. Entretanto, o site do museu oferece jogos e o tour virtual.


Museu Nacional de Antropologia | On-line

Para quem está na Cidade do México, a visita é obrigatória. Entretanto, o passeio pode ser feito virtualmente. O museu é considerado como uma das principais atrações, pois conta com um riquíssimo acervo de peças históricas dos povos mexicas, como são conhecidos os astecas. Entre elas, a Pedra do Sol, como é chamado o calendário asteca e as esculturas dos deuses de Teotihuacán. Percorra os corredores na plataforma do Google Arts & Culture e veja detalhes das obras pelo site oficia.


Museu de Artes e Ofícios – MAO | Belo Horizonte, MG - On-line

As mais de duas mil peças representam os mais variados ofícios do homem brasileiro desde o período pré-industrial. São ferramentas, utensílios, máquinas e equipamentos diversos, originais dos séculos XVIII ao XX. O Museu de Artes e Ofícios está instalado na Estação Ferroviária Central de BH, ao lado da Estação Central do Metrô, na Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte, MG. De quinta-feira aos sábados, das 11h às 16h, gratuitamente. Entretanto, as visitas virtuais estão disponíveis clicando aqui.


Museu da Língua Portuguesa | São Paulo, SP

Depois de superar um grande incêndio e passar por reformas, o Museu da Língua Portuguesa reabrirá. Com a exposição “Lingua Solta”, em cartaz até o dia 1° de outubro, serão mais de 180 peças, entre cartazes de rua, cordéis, brinquedos, revestimentos de muros e rótulos de cachaça. Repleto de atividades interativas, uma delas permite ao público soltar a criatividade ao escrever e desenhar com giz no mural “Zé Carioca e amigos (Como almoçar de graça)”, da artista Rivane Neuenschwander. Além dessa temporária, ainda há as mostras de longa duração, como com experiências inéditas, como “Falares”, trazendo os diferentes sotaques e expressões do Brasil; e “Nós da Língua Portuguesa”, abordando a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O museu está instalado dentro da estação da Luz, na Praça da Luz, Luz, São Paulo, SP. Para mais informações, acesse o site oficial.


Lounge Esportivo: Tokyo 2020 | São Paulo, SP

Se você gosta das Olimpíadas, certamente ficará fascinado com a nova exposição do Japan House, localizado na avenida Paulista, 52, Bela Cintra, São Paulo, SP. O “Lounge Esportivo: Tokyo 2020”, em exibição até o dia 12 de setembro, traz uma série de curiosidades sobre o evento mundial. De terça-feira a domingo, das 11h às 17h, é possível conhecer mais sobre os esportes olímpicos e paralímpicos, por meio de projeções, vídeos, imagens e textos. Você voltará para casa como o mestre do Karatê, modalidade exclusiva para essa edição. Por causa das medidas restritivas, o centro cultural está funcionando com capacidade reduzida. Então, uma dica é garantir seu ingresso antecipadamente, clicando aqui. A entrada é gratuita.

Curtiu as indicações? Continue nos acompanhando, todo fim de semana você fica atualizado sobre a agenda cultural, cursos on-line e dicas de concurso para turbinar seu repertório e se divertir! Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete