Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-fazer-a-diferenca-em-tempos-de-crise

Como fazer a diferença em tempos de crise? 

Notícia | 29/07/2021

Vinícius Lima

Melhorar a produtividade da equipe para obter resultados positivos nos negócios é essencial dentro do universo corporativo, principalmente quando o mundo atravessa momentos de crise. Esse é um desafio para os gestores, afinal, a alta performance é uma meta em grande parte das organizações.

O papel das lideranças nas empresas

Justamente em tempos de turbulência, são colocados à prova os verdadeiros papéis das lideranças dentro das empresas. Não basta apenas buscar novas soluções, é preciso ter senso apurado e confiança na hora de tomar as decisões que serão refletidas em todo o coletivo.

Com passagens por grandes corporações e experiências vividas na pele, o empresário, consultor, apresentador e palestrante, Marcos Scaldelai, destaca atitudes essenciais para transformar períodos de crises em grandes oportunidades de negócios. Ele é autor do livro "Líder Pronto Para Tudo", recém-lançado pela editora Gente.

É preciso resistir aos tempos de instabilidade

De acordo com ele, um supervisor tem de se preparar, a fim de resistir às turbulências e, principalmente, existir depois delas, continuando com a sua relevância. “Esse tipo de pessoa possui características como garra, força, engajamento, poder de conexão, troca de aprendizado, persistência, renovação, produtividade, conciliação e a capacidade de exercer o lado humanizado".

Scaldelai reforça ainda como, no mundo dos negócios, altos e baixos fazem parte da trajetória de qualquer empresa e profissional. Porém, com determinação e planejamento é possível passar por estas adversidades de forma mais positiva e, ainda, conquistar resultados melhores.

Como conseguir uma cultura de alta performance?

Gerenciar as instabilidades sempre é um desafio. Para Thiago Pontes, estudante de engenharia, no Rio de Janeiro, a maior dificuldade foi ter perdido o estágio no começo da pandemia. “Infelizmente a empresa onde eu estava não conseguiu lidar com a crise e fui dispensado”, conta.

Para ele, se recuperar naquele período de incertezas e conseguir uma nova oportunidade foi difícil. “Eu tive de me esforçar mais e geralmente isso tira a gente da zona de conforto. Dá medo, mas a recompensa sempre vem”, diz. Agora, ele está em outra experiência profissional.

Exemplos inspiradores

O especialista ainda conta um pouco de sua trajetória. “Todos nós almejamos sucesso e, em um determinado período da minha carreira, eu conquistei a presidência de uma grande companhia nacional. Não foi fácil, eu lutei, transformei, aprendi, ensinei e mudei”, compartilha.

Após a conquista, o empresário decidiu se reinventar e traçar novos objetivos. “Escolhi ser autor não somente da minha própria história, mas sim, para ajudar pessoas a fazerem o mesmo e seguirem com seus sonhos", revela.

Não existe fórmula mágica

Ainda segundo o palestrante, não existe uma fórmula mágica previamente estabelecida para conseguir superar uma crise de modo rápido e ágil. Na realidade, a real oportunidade está em aproveitar as “habilidades capazes de possibilitar o enfrentamento de períodos instáveis como uma grande chance para a abertura de novos caminhos”.

O novo modelo de RH e as exigências dos colaboradores

Seja em qualquer situação, é preciso adotar uma atitude mental positiva. “Foque na solução, acredite ser possível, se reinvente, seja resiliente, saia da mesmice e assuma uma postura de liderança. Afinal, tudo muda quando transformamos o nosso jeito de pensar e agir", finaliza Scaldelai.

Você já ouviu falar na importância da gestão humanizada e sustentável?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete