A rotina da maioria das pessoas mudou após a pandemia iniciada em dezembro de 2019 e permanecerá assim para alguns. As empresas perceberam uma diminuição nos gastos, uma produtividade mantida e uma gama de possibilidades maior. O Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube realizou uma pesquisa para saber como a vida das pessoas foi afetada pela Covid-19. Das mais de 24 mil respostas, 90,7% tiveram a vida alterada. Por isso, saiba como você deve se portar trabalhando de casa. 

A chance de se distrair e se acomodar é muito maior se comparado ao presencial, pois você precisará separar claramente suas atividades profissionais da sua vida pessoal. Sendo assim, é importante criar métodos para se concentrar nas tarefas e não se comportar de maneira errada.

A gerente de recrutamento e seleção do Nube, Helenice Resende, destaca algumas atitudes mal vistas: “falta de organização, foco e interação com os colegas são as principais. Além disso, não abrir a câmera em uma chamada de vídeo ou não estar com uma vestimenta adequada.”

Aparência

O fato de não precisar sair da sua residência não torna o seu trabalho menos formal. Você pode ficar mais confortável, sem sapatos apertados, por exemplo. Porém, a sua aparência deve estar boa na câmera. Cabelo arrumado, uma roupa apresentável na imagem e sem cara de sono. Isso é o mínimo para aparecer no vídeo.

Local de trabalho

Nem todo mundo tem condição de ter um escritório com uma boa estrutura. Entretanto, isso não é necessário. Escolha um local onde você possa apoiar seu computador, se aconchegar e focar. De preferência, um ambiente silencioso, sem pessoas para te incomodar, arejado e com uma boa iluminação. Não fique em cama, sofá ou algo relacionado a relaxamento.

Rotina

Mantenha uma rotina. Provavelmente não será a mesma do pré-pandemia, mas pode ser mais flexível. Tenha definido um horário para começar e terminar e avise aos seus amigos e familiares. No intervalo para almoço, tente trocar de ambiente. Mesmo estando na sua residência, não faça outras tarefas no turno de trabalho.

Evite distrações

São inúmeras opções possíveis quando estamos no nosso lar. Sendo assim, evite desviar a atenção para televisão, animais de estimação ou brincar com os filhos. Isso não te torna prisioneiro da cadeira. Ir ao banheiro, pegar água ou um lanche fazem parte do expediente, independentemente se é virtual. Sabemos a importância dos celulares e das redes sociais nos dias de hoje, mas tome cuidado para não mergulhar em assuntos irrelevantes e se dispersar. O importante é não confundir as coisas.

Equipamentos

Ter equipamentos com bom funcionamento é fundamental para continuar girando a engrenagem da equipe. O principal é a conexão de Internet, para a comunicação com o restante do pessoal e para realizar seus deveres. Outros instrumentos interessantes são: fones de ouvido, microfone e iluminação. Além disso, existem dispositivos para melhorar sua ergonomia, como: uma cadeira confortável e um monitor ou apoio para notebook para evitar dores na coluna e mouse horizontal para não causar tendinite.

O analista de sistemas da Stefanini, de Brasília, João Pedro Gomes, ressalta algumas mudanças com a troca no modo de trabalhar: “minha maior dificuldade foi o autogerenciamento de horário e criação de uma rotina. Com o tempo, fui investindo na minha estrutura e hoje tenho mais conforto e qualidade no serviço.”
Portanto, o home office pode ter vários benefícios. Com essas dicas, você consegue fazer algumas modificações simples e se adaptar ao novo normal. Afinal, muitas corporações devem retornar com sistema híbrido. Aproveite esse momento de revolução para se especializar e ter mais destaque no seu emprego.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe