Quando uma empresa abre uma vaga, seja de estágio, aprendizagem ou emprego, o recrutador tem o desafio de encontrar, entre os inúmeros currículos recebidos, os perfis mais correspondentes ao estipulado para aquela colocação. Muitas vezes, ele tem urgência de concluir o processo seletivo e isso o leva a convidar os candidatos para a entrevista de última hora.
                                                                  
Preparo é essencial
                                                                  
Com um mercado de trabalho desaquecido, esse contato pode ser a chance de o profissional sair de uma imensa fila em busca de uma oportunidade para atuação profissional. Entretanto, para isso acontecer, é preciso estar preparado. Afinal, esse pode ser seu grande diferencial.

Segundo Tadeu Ferreira, consultor de carreira e diretor geral da Aprimorha, o candidato deve encarar esse contato com um selecionador como um bate-papo. "O ideal é ele desenvolver um auto preparo para estar sempre capacitado e não somente para um momento como esse, de uma análise inesperada”.

Renan Bittencourt, estudante de administração de São Caetano do Sul, conta se sentir desconfortável se não se acha apto a passar por essa conversa com algum representante da organização. “O preparo, antes de tudo, precisa ser psicológico. Então busco sempre respirar fundo e contar até dez momentos antes de me apresentar”, conta.

Storytelling: a arte de contar histórias de maneira assertiva

A melhor forma para manter a tranquilidade é ter na cabeça o storytelling da sua carreira bem claro, ou seja, saber quais pontos contar e como retratar na sua trajetória. “Isso facilita a levar a avaliação como algo normal", acrescenta o consultor de carreira. Para ele, é importante, ainda, não se apegar ao formato da entrevista.

Sendo presencial, por exemplo, não é necessário se preocupar em ir para casa para trocar de roupa. “Na dúvida, é possível indagar ao entrevistador se há algum problema em ir com o uniforme da organização onde trabalha atualmente, se for o caso. Se for on-line e, uma vez já em home office, é vital se atentar ao dress code", explica.

Algumas questões comuns devem ser respondidas com precisão

Ter alguns tópicos sempre preparados em mente também pode ajudar a responder a algumas das dúvidas mais comuns nesse momento para a entidade contratante te conhecer. Em uma pesquisa do Nube com mais de 44,7 mil entrevistados, quase 40% deles disseram ter dificuldade em explicar “por que a empresa deve te escolher?”.

Outros 32% enfrentam o desafio ao terem de explicar seus maiores defeitos. Portanto, há várias maneiras para ficar previamente pronto e não ser pego de surpresa. Precisa de mais dicas para entrevistas? Veja esta matéria completa do Nube e garanta mais chances de sucesso!

Mostrar interesse pode ser um grande diferencial para obter destaque

Por fim, todo esse processo pode gerar uma ansiedade capaz de fazer o candidato se esquecer do básico, como buscar informações sobre a corporação. Também é essencial conhecer os stakeholders envolvidos e saber mais sobre o cargo pretendido, além de entender a dinâmica do recrutador.

Se o prazo entre o convite e o horário do contato for muito curto e não existir tempo suficiente para levantar essas referências, ao começar o bate-papo, além de possível, é um dever questionar. “Além de demonstrar interesse, isso vai ajudá-lo a responder às perguntas de forma mais assertiva e com mais naturalidade", recomenda Ferreira.

Você sabe como conquistar uma carreira de sucesso?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe