Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-estagio-como-grande-aliado-do-primeiro-emprego

O estágio como grande aliado do primeiro emprego 

Notícia | 14/07/2021

Giovanna Cavalli

Com a paralisia e caos na saúde trazido pela Covid-19, houve uma ruptura na formação da moçada, trazendo consequências no futuro próximo. Afinal, sem a mesma temperatura da atividade econômica, esses estudantes estão sendo inseridos em um mundo sem empregos, sem educação formal e com muito menos recursos disponíveis. Assim, como fica essa primeira inserção no mercado de trabalho?

A importância

O estágio, por exemplo, cumpre um papel importante de inclusão social, pois insere esses iniciantes no mundo corporativo, oferecendo uma renda para a manutenção do ensino e até mesmo das necessidades domésticas. “Por isso, assumimos como estrutura corporativa apoiar esse grupo entre 18 e 24 anos a se encontrar em suas carreiras. Optamos também por apoiar aqueles ‘jovens a mais tempo’ - pessoas acima de 50 anos”, explica o diretor administrativo do Grupo Novo Mundo, Antônio Teodoro.

Dessa forma, a melhor forma é abrir espaço para a transformação. “Nosso objetivo é sermos os pilares de uma ponte de inclusão, retirando-os da informalidade e da falta de capacitação técnica e emocional para um modelo no qual seremos suas escolas da vida, com carreira e, principalmente, futuro”, expõe o dirigente.

Segundo João Paulo de Oliveira Masiero, formado em Ciência da Computação pela Faculdade de Informática (Fipp/Unoeste), o estágio como monitor na Fipp o ajudou a desenvolver capacidades de comunicação e interação com pessoas. “Ele trabalha a habilidade de entender e ser entendido. Como líder de desenvolvimento, o período na função me ajudou muito em conseguir fazer a equipe seguir com suas próprias ideias, cabendo a mim apenas a orientação e organização delas”, diz.

O egresso lembra com orgulho da oportunidade. “Estávamos sempre à disposição de todos os alunos. Nossa tarefa era ajudá-los em dúvidas sobre as matérias, além de acompanhar os professores em sala de aula para colaborar em dúvidas nos momentos de execução das atividades”, complementa o recém-formado. Atualmente, Masiero desempenha a liderança da SmartHint, empresa na qual é sócio e gerencia um time de desenvolvimento de Inteligência Artificial.

Benefícios

A modalidade foi criada para inserir esses rapazes no mercado de trabalho e eles colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em classe. Sendo assim, as companhias precisam direcionar um colaborador com formação ou experiência profissional na área cursada pelo estagiário, para orientá-lo e supervisioná-lo.

Além disso, existem os benefícios do formato. Para as organizações, o ato não gera vínculo empregatício. Logo, ficam livres de pagar encargos trabalhistas, tais como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e eventual multa rescisória. O vale-alimentação ou a assistência médica, por exemplo, também não são compulsórios, mas se a companhia quiser oferecer, não caracteriza vínculo também.

Já para os estagiários, além do tão sonhado start no universo laboral, esses estudantes têm a carga horária reduzida em máximo de seis horas diárias e 30 semanais para ajudá-los a conciliar o aprendizado e o trabalho. Além disso, recebem a bolsa-auxílio quando o modelo é curricular (isso é, obrigatório), auxílio-transporte, recesso remunerado e seguro contra acidentes pessoais.

Nesse período também o objetivo é criar a cultura da efetivação, pois o indivíduo está em busca de sua admissão e a chance de evolução na jornada profissional. Por isso, o tempo máximo atuando na mesma instituição não pode exceder dois anos, exceto, quando se trata de uma pessoa com deficiência (PcD).

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Você já sabia dos benefícios do estágio?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe