Um bom ambiente de trabalho é fundamental para um excelente desempenho de uma empresa. A relação entre os funcionários pode ajudar ou atrapalhar em diversos aspectos no cotidiano. Sendo assim, é importante criar um clima amigável entre todos. Porém, como fazer isso a distância? Confira nessa matéria algumas dicas para enturmar os recém contratados com o restante da equipe.

Saber integrar uma nova pessoa no home-office e capacitá-lo para exercer as mesmas funções do presencial pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Além da economia financeira, existe a possibilidade de escolher um candidato de qualquer parte do mundo. Com isso, se abre um leque enorme de possibilidades para o fortalecimento do seu time.

A gerente de consultoria do Nube, Raquel Richter, destaca alguns pontos importantes: “é essencial a empresa mostrar o seu clima organizacional. Nosso papel como gestores é fornecer espaços de convivência como grupos restritos no chat ou WhatsApp. As conversas e o convívio ocorrem de forma natural.”

Veja abaixo alguns pontos para seguir nesse processo:

Aplicar um bom treinamento

É essencial para um novo membro ter ciência de suas tarefas, como executá-las e saber utilizar as ferramentas disponibilizadas a ele. Nesse treinamento, deve ser explicado como funciona o local, as tradições e as regras. É essencial também alguém capacitado para aplicar essa preparação, para serem passadas todas as informações e tiradas quaisquer dúvidas do iniciante. Apresente como funciona cada área, quais as responsabilidades e para quem ele deve recorrer em caso de um contratempo.

Ser receptivo e amigável

Ser mal recebido em um lugar é péssimo. Por isso, treine seu pessoal para acolher bem os novatos e para ajudá-los em caso de dúvidas ou de eventuais erros. Crie situações para todos interagirem, seja por bate-papo, WhatsApp ou chamadas de vídeo, com reuniões diárias, contato constante e a participação de todos. Esse laço pode ser formado mesmo on-line. Pense em como você gostaria de recebido nessa ocasião de adversidade. O momento delicado pode ser utilizado para melhorar atitudes antes passadas despercebidas.

Verifique o andamento do serviço

Não estar próximo aumenta a possibilidade de erros. Diante disso, utilize dos meios tecnológicos para sempre verificar se está tudo correto, se existe alguma dúvida, auxiliar e ensinar caso haja necessidade. Esteja sempre presente e não deixe o seu time se sentir sem supervisão ou desamparados.

Tenham momentos de descontração

Não fale apenas de trabalho com a equipe. Um bom jeito de enturmar todos é criar um momento para conversar sobre outras coisas. Nos dias de hoje, é possível fazer quase tudo pela Internet. Faça jogos, brincadeiras ou apenas papear, não faltam opções. Essa é a oportunidade para se conhecerem melhor.

É perfeitamente possível ter uma boa experiência de adaptação sem estar fisicamente no mesmo espaço. Isso aconteceu com a digitadora do Nube, Raissa Rodrigues: “fui muito bem recebida na equipe. Na primeira semana, fui apresentada na reunião, onde todos me deram as boas vindas. A coordenadora me ajuda quando tenho dúvidas e foi bem fácil para me enturmar com o pessoal. Em cada encontro virtual, tem uma forma diferente de integrar os novos colaboradores por meio de campanhas.”

Como você pôde ver, é viável a inserção de uma nova figura na sua corporação e fazer ela se sentir em casa. Além disso, o teletrabalho possibilita muito mais opções de candidatos e a aplicação de um processo seletivo mais elaborado, para a escolha do melhor dentre eles.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe