A preocupação de empresários e organizações, em garantir uma boa performance de seus times, está sempre presente. Principalmente, em meio a crise e com a distância. Logo, para alcançar o bom desempenho é preciso respeitar as diferenças, pois, assim as pessoas se sentem bem e trabalham felizes.

Cenário

Segundo pesquisa da MindMiners, em parceria com a SafeSpace, 53% dos participantes enxergam de maneira positiva as campanhas de marketing sobre diversidade. Apesar da visibilidade positiva em relação às ações realizadas em junho, quase 70% dos entrevistados disseram esconder a sexualidade ou já o fizeram no ambiente laboral por medo de sofrer discriminação. Ao se assumirem membros da comunidade LGBTQIA+, 55% responderam já terem sido vítimas desse preconceito.

Para a cofundadora da SafeSpace, Rafaela Frankenthal, apenas fazer uma ação não é o suficiente para apoiar o movimento. “É preciso trabalhar para mudar a cultura interna das companhias. Avaliar se os valores e práticas estão caminhando de acordo com as promessas e esforços”, explica.

Sobretudo, a mudança deve vir de dentro - das cabeças da organização - para fora. “Adotar a bandeira do arco-íris, o famoso pride, é uma mobilização significativa. As grandes marcas têm um papel fundamental nessa discussão, mas é preciso internalizar isso. Assim, escutar relatos do time sobre a experiência deles é fundamental. Temos de colocá-los no centro do debate e não esquecer quem são os protagonistas do movimento”, ressalta a líder.

A verdadeira necessidade é construir uma essência empática

Um fator importante: cerca de 40% dos interrogados não souberam dizer se a cultura interna de onde atuam sustentam os valores a favor da diversidade. Para a CMO da MindMiners, Danielle Almeida, as entidades precisam trabalhar para tornar a conversa mais confortável entre as pessoas.

Conforme o estudo, 35% dos empregados ainda se sentem pouco confortáveis para tratar sobre o tema nos escritórios. “Construir um ambiente seguro é um primeiro passo para conseguir também desenvolver campanhas mais efetivas. As quais devem refletir verdadeiramente os valores da marca”, diz a CMO.

Já para Rafaela, esse dado mostra como muitas instituições criam ações pontuais e, depois de um tempo, deixam a temática no esquecimento. “Daí a importância de não só levantar bandeiras de diversidade e inclusão nas datas comemorativas, mas carregá-las no DNA”, afirma. Além disso, segundo pesquisa da consultoria Mckinsey, as entidades com essa prática têm 21% a mais de chances de aumentarem o rendimento do time e dos lucros. 

Então, para aumentar, de fato, a multiplicidade dentro das corporações, é preciso começar já no recrutamento. Além disso, criar manuais e oferecer treinamentos e conhecimento para os internos. “Essas são, sem dúvidas, práticas mais concretas, as quais contribuem para a evolução verdadeira”, finaliza a co-fundadora da SafeSpace.

Portanto, “o grande perigo de não saber trabalhar a representatividade de forma justa e criativa é conseguir o efeito oposto ao pretendido, podendo gerar impressões negativas para a marca”, destaca Danielle. 

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube, queremos lutar juntos!

Veja também a matéria do Conexão Ilimitada da TV Nube: diversidade nas vagas de estágios e o Minuto Carreira: o que é resiliência? Certamente, você gostará!

Como funciona esse tema dentro da sua companhia?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe