A pandemia do coronavírus pegou o mundo de surpresa ano passado. Porém, até hoje, existem pessoas enfrentando gargalos quanto à produtividade. Isso porque, na mudança de realidade, fica mais difícil manter o foco devido aos vários estímulos e distrações oferecidas ao trabalhar ou estagiar em casa. Para resolver isso, siga algumas orientações.

De acordo com Michel Helal, especialista nesse tema, embora 2020 tenha sido um ano anormal, já faz cerca de 15 meses desde quando precisamos nos movimentar para a quarentena. “Criamos novas rotinas familiares, dinâmicas de estudo, relação com o labor e cuidados com os mais idosos. Dentro disso tudo deve haver organização para caber o espaço devido para os nossos sonhos. Não em um lugar utópico, mas, em um lugar real, de ação e realização”, comenta.

Contudo, como sair do modo automático, do modo apagador de incêndio e ir para a realidade na qual é possível transformar os objetivos e ambições em algo tangível? “A resposta é simples, mas não é fácil: fugir das distrações. São elas as redes sociais, jogos, o cobertor e sofá deliciosos do home office te chamando para assistir uma série. Tudo isso é gatilho para nos tornar uma vítima de interrupções no trabalho e na vida”, explica.

Essas válvulas de escape são atrativas porque a sociedade hoje é pautada no prazer imediato. “As pessoas ficaram mal acostumadas e viciadas em ter bônus express. Para sair de onde se está e ir para outro patamar é preciso disciplina para fazer o necessário mesmo quando não há vontade. Primeiro, o dever. Depois, a recompensa”.

Embora não haja um sistema infalível para eliminar completamente os distúrbios e desvios, o especialista listou sete passos para ajudar. Acompanhe:

Compromisso pessoal

Segundo pesquisa realizada pela Slac Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching, menos de 8% dos brasileiros conseguem cumprir as metas estabelecidas em sua totalidade. “Por isso é importante mapear quais estão alinhadas ao seu propósito de vida para poder tirá-las do mundo dos sonhos e transformá-las em realidade”.

Evite ser multitarefa

Ao contrário do imaginado, alternar entre as atividades ao invés de focar em cada uma delas individualmente gasta 40% de tempo a mais. Quem averiguou isso foi a pesquisa realizada pela American Psychological Association. “Então seja monotemático, determine suas prioridades e aloque o suficiente para cada tarefa. Dessa forma, você pode focar no importante primeiro e ter o resto para concluir o resto de suas incumbências”.

Esse é um desafio para André Gomes. Ele estuda ciências da computação e se sente sobrecarregado com frequência no estágio. “Não tenho tantas atividades assim, o problema é o meu costume de ir intercalando uma na outra e isso acaba me atrapalhando”, relata o estagiário.

Para ele, a meditação tem ajudado. “Tenho parado 15 minutos do meu dia para respirar fundo, esvaziar a mente e meditar. Quando inicio o expediente, consigo separar as coisas com mais clareza”, compartilha.

Gerenciar interrupções

Existem certas interrupções no home office ou no escritório as quais são inevitáveis, como aquela pausa para cozinhar, seu gerente solicitando uma reunião rápida em vídeo ou um colega pedindo ajuda. “Para lidar com isso, sua melhor abordagem é informar as pessoas ao seu redor sobre sua necessidade de foco. Ative seu status como “ocupado/indisponível” em seu aplicativo de chat e avise para seus familiares. Ao prever e ter um plano em vigor para gerenciá-los, isso minimizará suas chances de ser afetado”.

Faça pausas

Elas são essenciais para manter a produtividade. “Ficar na frente de um computador pode levar a um estilo de vida sedentário e isso aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Mesmo um micro-break de 30 segundos pode aumentar seus níveis de rendimento em até 30%”.

Beba água

Embora saibamos sobre esse dever, é fácil esquecer de beber bastante água durante o dia. “Muitos de nós recorremos ao chá ou ao café porque a cafeína nos mantém despertos. No entanto, assim como nos intervalos, a hidratação é essencial para manter os níveis de entregas durante o expediente. Não fazer isso pode causar desidratação e também dores de cabeça, cansaço e ganho de peso”.

O especialista finaliza dando destaque à maneira como o desenvolvimento de hábitos acontece gradualmente. “Portanto, se você se mantém atualizado, logo começará a notar as mudanças e, eventualmente, desfrutará dos frutos de seu esforço”, finaliza.

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