Nos dias atuais, é muito comum encontrar profissionais frustrados com suas carreiras e cargos. Em todo trabalho acontecem momentos complicados, de estresse e dificuldade – assim, a pergunta é: como perceber os indicativos de estar seguindo o caminho certo e ideal?

Pare e reflita com prudência

Para o terapeuta transpessoal João Gonsalves, essas situações demonstram um conflito interno e esses sintomas não aparecem quando se está em harmonia. “É importante observar e pesquisar o quanto se está em paz consigo e com as pessoas mais próximas, pois esse é um fator decisivo para gerar equilíbrio ou guerra”, explica.

Muitas vezes, isso leva ao questionamento das escolhas e, até a procura de algo novo, como voltar à graduação e se especializar em outra área de atuação. Contudo, a maioria desses planos não são colocados em ação. Todo recomeço depende de conhecer o porquê do passado não ter sido bem-sucedido, pois caso você não compreenda ou identifique os reais motivos, pode repetir os resultados negativos.

Assim, o terapeuta elencou algumas dicas para evitar percalços nessa nova etapa. Veja:

Autoconhecimento: procure sentir e observar com sensibilidade dentro de si mesmo e, com isso, perceba os incômodos. “Uma coisa pode ajudar muito: sentir gratidão, mesmo sem ter conquistado o sucesso, pois assim abrimos caminho para ter satisfação na fase atual”, complementa.

Livre-se dos julgamentos: essas pré considerações são a origem do sofrimento. Afinal, criamos regras e imposições nas nossas cabeças, sem mesmo saber ou enfrentar os desafios. Isso causa medos e bloqueios antecipados. “Ao aceitarmos as experiências invés de classificarmos como certo ou errado, eliminaremos a reprovação aos outros e também a nós. Com isso, estaremos nos libertando e estimulando uma vida melhor”, enfatiza Gonsalves.

Desabafe: se você tem dificuldades para falar sobre suas emoções com os outros e, no fim das contas, guarda todas elas para si, a terapia pode te ajudar a se expressar sem o receio de incomodar ou atrapalhar alguém.

Firme-se na realidade

Nesse processo, a esperança é uma anestesia. “A expectativa de uma mudança na situação profissional muitas vezes traz a tranquilidade de uma fantasia sobre o presente por um possível agradável futuro. Contudo, muitas vezes torna o momento atual similar ou igual ao passado, ‘analgesiando’ e insensibilizando cada um sobre a própria conjuntura”, expõe o psicólogo clínico e hipnoterapeuta, Bayard Galvão.

Isso é um fato, pois a sociedade costuma matar o efetivo em prol de eventualidades, “a(morte)cendo” a vida. Isso é uma preocupação, pois as imaginações trazem conforto para o “hoje”, mas frequentemente tornam pessoas distraídas a única realidade possível, contra uma verdade fantasiosa. “As atitudes são simples para quem pensa pouco sobre elas, pois quão complexa é uma conversa entre amigos, decidir sobre maternidade e paternidade e como lidar com doenças e morte?”, reflete Galvão.

Por isso, mantenha os pés no chão. Procure especialistas e familiares para trazerem percepções diferentes sobre um cenário, isso ajudará a ampliar seu radar e seus próximos passos. O networking sempre é válido para entender, inclusive, o mercado aspirado e suas demandas.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Veja também a matéria do Conhexão Ilimitada da TV Nube: como conquistar uma carreira de sucesso? 

Como você tem planejado seu futuro ocupacional?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe