Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
prepare-se-para-a-entrevista-on-line

Prepare-se para a entrevista on-line 

Notícia | 24/06/2021

Giovanna Cavalli

Em um país assolado pelo desemprego, cada entrevista para uma vaga merece preparação e atenção redobradas. Quando isso acontece em meio a uma pandemia, na qual boa parte das empresas opera de forma remota, os desafios são ainda maiores. Contudo, existem alguns "macetes" para ajudar na adaptação e nós listamos alguns. Vamos lá!

Prepare o local

Para o psicólogo e especialista em crises e emergências e em Recursos Humanos (RH), Alexandre Garrett, os recrutadores estão se ajustando a uma nova forma de escolher os colaboradores. “Quando você tem a entrevista pessoalmente é mais fácil para o selecionador, já pela tela, ele tem dificuldade em fazer uma leitura completa da expressão corporal”, avalia.

Além da formação e qualidades técnicas, os candidatos precisam demonstrar características essenciais para o teletrabalho na hora da reunião. “As companhias estão muito interessadas nas questões comportamentais como a capacidade de resiliência, de autoconhecimento e de atuar em equipe remotamente. Tem de ter muita autoconfiança porque esse modelo cria a falta de vínculo, logo, é preciso se interessar pela atividade, ter um propósito e ser engajado”, explica o psicólogo.

Também é fundamental se preocupar com o espaço e com a câmera. Escolha um lugar da casa iluminado, com bom sinal de Internet e sem muitos ruídos. Sobretudo, ter uma boa comunicação verbal e clareza de ideias é indispensável. “A pessoa tem de estar relaxada para ter uma conversa mais franca e ser objetiva quando questionada. Ademais, ela precisa aparentar estar pronta e equilibrada para assumir as novas funções”, complementa Garrett.

Nesse sentido, veja as dicas práticas do expert:

  • Tente ficar calmo;
  • Dialogue com clareza;
  • Seja direto quando questionado sobre os motivos de desejar a posição;
  • Demonstre confiança e proatividade;
  • Escolha um bom local para fazer o encontro virtual;
  • Cuide do ângulo da câmera e dos indivíduos passando por trás.

Comunicação assertiva

Quando falamos em comunicação, não podemos pensar somente na fala e na escrita. Gestos, olhares, tom de voz e outros modos de comportamento são meios de se conectar com o outro também. Para a gestora de carreira e hipnoterapeuta, Madalena Feliciano, “nós transmitimos informações somente de 7 a 10% de forma verbal. Todo o restante é não verbal”, ressalta.
Para conseguir se expressar melhor, a gestora reuniu algumas sugestões úteis para o seu crescimento profissional e pessoal. Confira:

  • Aprenda a escutar: saber ouvir é uma qualidade importantíssima. “Ainda melhor é escutar. Prestar atenção aos movimentos corporais, por exemplo, é essencial para compreender se o outro está feliz, triste ou bravo”, explica.
  • Você também é responsável pela compreensão da mensagem: não adianta você falar A e a pessoa entender B. A assertividade é somente tida quando uma informação é chegada ao outro de forma clara e compreensível.
  • Direcione o público: a sua conversa só é efetiva quando é com o indivíduo certo.
  • Não se precipite: interromper alguém no meio da frase pode atrapalhar na compreensão da ideia. “Fazer isso não te torna somente chato e inconveniente, mas também não te permite ter o verdadeiro sentido da explicação”, ressalta Madalena.
  • Se necessário, pergunte: questionar pode te fazer entender melhor um assunto e também te livrar de muitos problemas futuros.
  • Não seja prolixo: ficar enrolando pode ser negativo, pois você parece não conseguir chegar direto ao ponto. Então, seja claro, mas sem ser rude.

Antes de entrar na sala remota, lembre-se de quem está no controle da situação. Você consegue, respire fundo e vá! Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Como você se prepara para uma entrevista?

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete