Encontrar uma colocação no ambiente corporativo, atualmente, não tem sido fácil para ninguém. Com uma alta taxa de desemprego no Brasil, mais profissionais estão, ao mesmo tempo, em busca de oportunidades, seja de estágio, jovem aprendiz ou efetivo. Portanto, é fundamental ter em mente como as vagas, sobretudo aquelas com mais benefícios, estão muito concorridas.

A diretora acadêmica de graduação na Unyleya, a doutora Solange Ferreira de Moura, destaca estratégias as quais toda pessoa pode usar para se colocar em um espaço de maior visibilidade no mercado e ter mais chances de sucesso. Descobri-las é de grande importância para se destacar e se diferenciar dos outros candidatos. Veja:

Invista no ensino superior

A educação é um dos fatores impulsionadores da empregabilidade. Ao investir no ensino superior, é possível ter mais vantagens na hora de buscar uma colocação. Uma graduação ajuda a aumentar a formação especializada para diversas possibilidades de carreira, a desenvolver qualidades importantes e a aprofundar o conhecimento sobre determinada área de atuação. “A princípio, é fundamental encontrar um curso com o qual a pessoa se identifique. Analisar a matriz curricular e as oportunidades de desenvolvimento proporcionadas são maneiras de escolher a profissão ideal para seguir. É preciso também apostar em uma boa instituição de ensino superior para aproveitar o período da melhor maneira, tendo a garantia de estar recebendo uma educação de qualidade”, aconselha a Profa. Solange.

Principalmente para quem tem a necessidade de conciliar o lado acadêmico com o trabalho, a diretora destaca as vantagens do EaD. A educação a distância permite organizar os próprios horários e economizar tempo e dinheiro com locomoção, além de possibilitar o estudo onde e quando a pessoa quiser.

Amplie seu leque de cursos

Até quem tem diploma pode sentir dificuldade de encontrar uma posição em setores muito concorridos. Por isso, é importante apresentar um diferencial. Cursos livres e formações complementares são levados em conta durante a análise de um currículo do candidato. Desse modo, mesmo quem já se formou precisa saber como ainda é necessário investir na educação. Além disso, não é obrigatório fazer capacitações relacionadas de forma direta com a sua ocupação. Investir em extensões relacionadas à TI (Tecnologia da Informação) e à programação é uma ideia fantástica para qualquer um em um mundo cada vez mais digital.

Talita Lima estuda psicologia em Campinas e estagia na área. Para garantir seu diferencial competitivo, quando tem tempo livre, tenta sempre buscar alguma atualização. “Nunca fico parada, conhecimento nunca é demais, então constantemente participo de palestras e me capacito… a gente não pode se dar ao luxo de permanecer estagnado”, conta.

A maior parte dos projetos dos quais participa são gratuitos. “Existe muita coisa legal pela Internet e eu, ainda mais estudando e estagiando de casa, tenho energia para me dedicar”, complementa.

Faça networking

Na prática, fazer networking consiste em criar uma rede de contatos capaz de oferecer ajuda mútua. Isso é construído com pessoas conhecidas, colegas de trabalho e de faculdade, professores, entre várias possibilidades. Ter boas conexões é uma oportunidade de descobrir novidades na área de atuação, receber e fazer indicações, encontrar parcerias para montar um negócio e, é claro, construir uma trajetória mais sólida.

Acompanhe as tendências

É preciso se interessar pelas novidades. Atualizar-se sobre as mais recentes informações é fundamental para saber onde vale a pena investir. Para isso, é importante estar sempre pesquisando e à disposição para aprender mais. Observar as tendências da economia e da sociedade também é outra medida necessária para fazer apostas.

Com essas práticas, fica bem mais fácil prever os desejos dos recrutadores e selecionadores quanto ao desempenho dos candidatos, bem como os tipos de currículo mais valorizados no momento e as habilidades indispensáveis para o mercado. Siga esses pontos e suas chances de sucesso irão aumentar!

Recebeu um convite para uma entrevista? Veja estas dicas!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe