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Alavanque sua carreira de uma vez por todas! 

Notícia | 21/06/2021

Giovanna Cavalli

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, quem deseja se destacar precisa estar atento às diversas oportunidades e dicas para realizar as entregas de forma eficaz. Ou seja, cabe ao próprio indivíduo gerir suas próprias motivações e propósitos para alavancar a carreira.

Dez dicas de especialistas

Uma das sugestões mais abordadas pelos profissionais de recursos humanos (RH) é sobre produtividade. Contudo, como ser mais eficiente em uma época tão ágil e com sobrecarga de informação ao mesmo tempo?

Pensando nisso, a Qualifica Cursos, Edtech do grupo mLearn, listou algumas dicas de seus instrutores para ajudar a alavancar a carreira. Veja:

1) Foque no copo meio cheio - como tudo na vida depende de cada um, tomar as rédeas e decidir como agir é uma escolha particular. Então, para ter cada vez mais assertividade nas escolhas do trabalho, opte por comemorar as vitórias e enxergar o lado bom.

Para o especialista e insider na implementação do método OKR (Objetivos e Resultados Chaves), Pedro Signorelli, quando conseguimos ter claros os objetivos e alinhá-los com os demais fica mais fácil atingir os resultados difíceis, tanto pessoal quanto profissionalmente. “Para nos ajudar a organizar a vida e fazer nossas entregas com menos estresse é necessário definir os OKRs - determinados de acordo com a relevância - estipulando um prazo para a finalização de cada uma delas”, explica.

2) Seja entusiasta - uma das melhores dicas para criar motivação é desenvolver hobbies como leitura, prática de esportes e pintura. Assim, se estabelece uma dedicação única, presente em todas as áreas da vida, principalmente no trabalho.

3) Seja colaborativo - para operar em conjunto é necessário ter um bom relacionamento com os colegas. Logo, estar à disposição é um grande diferencial. Para isso, é preciso ter maturidade e ser transparente para adquirir o melhor das pessoas.

Inclusive, a falta de interação interpessoal no trabalho remoto, por exemplo, traz contratempos. “Por isso, vale lembrar: ele não é completamente distinto do regime tradicional, pois todos os processos se mantêm, apenas utilizando recursos digitais”, analisa o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento na Mapa Avaliações, Carlos Schlottfeldt, de Belo Horizonte (MG). Então, use e abuse das ferramentas virtuais para manter o engajamento da galera em dia.

4) Tenha empatia - no meio corporativo, a empatia é útil não apenas para uma boa comunicação e alinhamento interno, mas também para gerar um bom clima. Isso tem impacto diretamente na produtividade.

5) Comunique suas ideias - além de mostrar iniciativa, comunicar as suas ideias pode ajudar na resolução de problemas ou em melhorias significativas para a companhia. Então, ter voz ativa durante as reuniões, mostrar preocupação e comprometimento com o andamento dos projetos e bem-estar dos seus colegas é muito importante.

6) Sempre pense em processos - desde o deslocamento ao escritório, até o prato da hora do almoço são processos pelos quais você passa diariamente. Por isso é preciso sempre pensar no objetivo e traçar um cronograma das atividades. Isso vai garantir melhor organização e efetividades nas suas tarefas.

7) Motive-se - é indispensável tirar algum momento do dia para se dedicar a uma autoanálise. Pode ser no banho ou enquanto você está cozinhando, o imprescindível é se atentar a sua saúde emocional. Afinal, estar com a mente tranquila é um dos principais requisitos para ser uma pessoa disposta.

8) Valorize as pessoas - é impossível fazer grandes feitos sozinho. Portanto, se você quer crescer e se destacar em sua carreira, o primeiro passo é começar a contribuir com o crescimento da equipe.

9) Sempre “nós” nunca “eu” - reconheça a importância dos outros membros do time. Isso é relevante porque gera simpatia e resultados efetivos para a melhoria da sua imagem na corporação. Nesse sentido, pequenas atitudes diárias como um simples obrigado, pode fazer toda a diferença.

10) Construa a empresa na qual você quer trabalhar - enxergue o ofício como uma extensão de si, pois mesmo com uma contribuição pequena, você pode ajudar a inovar e modernizar a marca.

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