Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
vantagens-das-empresas-representadas-pela-geracao-z

Vantagens das empresas representadas pela geração Z 

Notícia | 18/06/2021

Vinícius Lima

Cada vez mais é possível observar o rejuvenescimento do mercado de trabalho em todos os setores do país. Com essa realidade, as relações corporativas já não ocorrem mais de maneira tradicional e têm sido transformadas com a implementação de novas tecnologias, gestões mais humanitárias e mentalidades diferentes.

Um bom exemplo desse cenário é a grande quantidade de startups surgindo, as quais aparecem lideradas principalmente pela Geração Y e não se contentam mais com um salário “na média” para se manter em um trabalho como a geração passada. As companhias lideradas por esse grupo costumam ter uma evolução mais acelerada.

Isso pode ser atribuído principalmente à característica inconformista de sua familiaridade com a tecnologia. Além disso, a procura por propósito, a oferta de um ambiente de trabalho muito mais inspirador, com pouca ou nenhuma estrutura hierárquica engessada, são alguns dos aspectos proporcionados.

Essas características contrastam fortemente com o ambiente corporativo ao qual a geração passada estava acostumada. Junto a eles, estão os millennials (Geração Z). Eles vêm ganhando espaço e sendo contratados para somarem forças e transformarem as corporações em um lugar diferenciado.

Porém, o potencial de transformação não se limita apenas ao mercado de trabalho e ao ambiente interno das entidades empregadoras. Qualquer um quando utiliza as soluções “vendidas” por essa juventude se beneficia das vantagens inovadoras e acaba com velhos problemas com os quais tínhamos aprendido a conviver.

Para explicar os benefícios dessas mudanças, Thiago Campaz, CEO da VExpenses, plataforma responsável por automatizar a gestão de despesas e prestação de contas de colaboradores, deu alguns exemplos. Veja:

Implementação de novas ferramentas

Os colaboradores dessa faixa etária estão totalmente ligados com a tecnologia e sua evolução. Por conta disso, ao implementar novas soluções no dia a dia organizacional, raramente apresentarão dificuldades em manusear e aprender. “Vale comentar como a característica multi tarefas faz eles buscarem diariamente desafios na rotina”, explica

Melhora na comunicação interna

Por apresentarem perfil comunicativo, os diálogos são sempre muito bem desenvolvidos. Isso faz a comunicação interna do empreendimento ser de fácil entendimento para ser passada a todos. “É importante, ainda, todos estarem sempre muito bem alinhados e compreenderem o propósito da empresa”

Aumento de inovações na empresa

O grande número de informações e novidades às quais essas gerações têm acesso devido à sua alta conectividade, os torna colaboradores criativos e entusiasmados em aplicar inovações diariamente. “Sempre haverá novas propostas e pontos de melhoria. Em função de tudo isso, eles conseguem acumular muito conhecimento rico, aplicável na proposta de soluções mais rápidas e simples”

Luiza Garcia é um exemplo disso. Atualmente, ela estagia na área de marketing em Ribeirão Preto. “Acho legal como tenho espaço para dar ideias e propor coisas para quem tem mais experiência, porque isso facilita uma troca de aprendizados interessantes para a carreira”, conta.

Para ela, esse contato com colegas de outras idades e a familiaridade com o mundo virtual contribuem para a obtenção de bons resultados na companhia onde atua. “Como sou da área da comunicação, sei da importância desse recurso para tudo. Quando há diálogo e interação entre pessoas diversas, vejo mais chances de sucesso para todos”, finaliza.

Equipe multigeracional: quais são os desafios?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete