Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-caminhos-para-as-empresas-incentivarem-um-ambiente-inovador

5 caminhos para as empresas incentivarem um ambiente inovador 

Notícia | 17/06/2021

Vinícius Lima

A maioria das empresas sonha em ter colaboradores criativos e disruptivos - porém, existe uma dificuldade em conseguir proporcionar um ambiente favorável para isso no dia a dia. De acordo com estudo realizado pela ISE Business School, 44% dos executivos vêem a cultura de suas empresas como dificultadora da criação de um local inovador.

Com o objetivo de avaliar a percepção dos líderes sobre a capacidade de adaptação de suas organizações durante momentos de crise, a pesquisa também procura entender como eles enfrentam os desafios impostos pela transformação digital.

Nesse sentido, os dados apontam uma dificuldade em desenvolver a flexibilidade. "Fazer mudanças rápidas e se adaptar a novos cenários - essa capacidade, chamada de resiliência - é fundamental no mercado de trabalho e pode, inclusive, abrir as portas para a inovação", comenta Uranio Bonoldi, especialista em cargos de alta gestão.

De acordo com ele, é importante destacar como a liderança tem papel fundamental na criação e prática desse ambiente favorável à constante inovação. Abaixo, ele mostra alguns caminhos para as companhias evitarem o mais do mesmo:
                                                                            
Foque nas pessoas
                                                                            
Além de pensar na hierarquia, é importante enxergar o potencial individual de cada colaborador. “Às vezes acabamos subestimando as pessoas por estarem em um cargo mais baixo, e isso é um erro tremendo".
                                                                            
Confie no profissional
                                                                            
Dar liberdade para a equipe encontrar a melhor maneira para realizar suas funções é um diferencial. “Quando todos já estão acostumados a trabalhar de um jeito e chega alguém mostrando outro modo de fazer aquela atividade, isso desperta o lado criativo para o time pensar em alternativas para facilitar e otimizar o seu trabalho".

Olhe para o futuro

Procure antever tendências e transforme o ambiente de trabalho com essas novidades. “Tal ação motiva os colaboradores e eles sentem a empresa inteirada e por dentro dos acontecimentos do mundo, se mantendo antenada e incentivando o funcionário a permanecer atualizado".

Tenha equipes multidisciplinares

Quando pessoas com técnicas e saberes diferentes trabalham juntas, fica mais fácil pensar fora da caixa, afinal, estarão ali em contato com conhecimentos diversos. “Isso incentiva a inovação, o olhar crítico e a mudança de paradigmas".

Essa interação com colegas e uma staff diversa é a principal vantagem do estágio de Felipe Cruz, estudante de administração, em Ribeirão Preto. “Eu estou em um escritório repleto de pessoas das mais diversas origens e perfis. Isso promove uma troca de experiências muito legal”, comenta.

O universitário ainda comenta como isso também ajuda a gerar empatia. “Comecei a ter contato com realidades diferentes e abri os olhos para um mundo novo”, complementa Cruz.

Aceite os erros

Muitos colaboradores acabam por não realizar novas estratégias ou testar metodologias por medo de falhar. “É preciso lembrarmos como muitas boas ideias podem começar como um erro e ele pode ser adequado até se tornar acerto. Por isso, não tenha medo dos deslizes. Eles fazem parte de qualquer novo processo", finaliza Bonoldi.

Portanto, seguir essas orientações pode garantir novas possibilidades para atingir a tão almejada alta performance. Como gerenciar a equipe à distância?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete