O papel da liderança é muito importante em qualquer instituição, seja nos negócios ou até mesmo familiar, não é mesmo? Muitos ponderam se é melhor ser um bom líder ou um chefe, mas não paramos para pensar como cada ocasião e empresa pode necessitar de perfis diferentes no comando. Contudo, ter assertividade ao gerenciar pode ser ótimo em qualquer equipe e situação de sua vida.
                                                                        
A chave é manter bons relacionamentos
                                                                        
Marina Cardoso, estudante de marketing em Sorocaba, comenta sobre a importância de, principalmente em seu estágio, ter um bom supervisor para ajudar com o seu desenvolvimento. “Se eu não for bem direcionada, fica bem difícil fazer as entregas da maneira correta”, conta.

Para ela, a sua experiência como estagiária tem ajudado a aprimorar habilidades valiosas para o mercado. “Meu gestor me ensina muito, na prática, todos os dias. Mesmo on-line, ele conseguiu manter nosso contato rotineiro e isso ajudou muito a estabelecer uma relação de troca, eu confio muito nele”.
                                                                        
Dicas essenciais para quem quer fazer a diferença
                                                                        
Pensando em ajudar quem quer ser assertivo em um cargo de coordenação, Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas, elencou algumas dicas. Veja:
                                                                        
1. Seja sempre autêntico
                                                                        
Estar à frente de um time é uma responsabilidade muito grande, seu papel é observado a todo momento e você é visto como alguém a seguir, a se espelhar, por isso, nunca coloque a sua autenticidade de lado. “Não deixe o poder tomar conta de você. Seja sempre muito transparente e sincero. Além disso, permita aos seus colaboradores a oportunidade de opinar, ter voz. Escute-os sempre!”

2. Trate seus colaboradores como eles precisam tratar seus clientes

O desempenho esperado dos seus profissionais com os clientes é o espelho de como você precisa ser com eles. A maneira de como trata os funcionários e estagiários é o termômetro de todos em sua staff. “Por isso, mantenha sempre a cordialidade e a educação. Um bom líder se preocupa com todos, por isso pergunte com frequência se pode ajudá-los”.

3. Sempre oriente e motive sua equipe

Aquela ideia de apenas dar ordens e esperar de todos a obediência está muito ultrapassada. “Portanto, se organize diariamente para delegar tarefas, mas também sempre com motivação. Engaje o coletivo com atividades, com parceria e, principalmente, com um ambiente leve para trabalhar”.

4. Reconheça o potencial

Oriente os talentos diariamente em suas incumbências e decisões as quais possam tomar. “Reconheça a determinação e dedicação de cada indivíduo, todos estão ali se esforçando para o negócio crescer e ter sucesso no mercado. Eles precisam ser engajados para alcançarem as metas de maneira produtiva e ágil”.

5. Compartilhe informações

Como já foi falado, “você como líder ou dono do negócio, é visto como um exemplo a seguir. “É esperado transparência e informações para desempenhar suas funções”.

Por fim, a especialista reforça a importância de ser aberto na gestão de talentos. “Sempre compartilhe conhecimentos, resultados, metas, críticas, aprendizados, enfim, todo tipo de comunicação viável para sua equipe se desenvolver e faça o melhor no dia a dia profissional”, conclui.

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