Inteligência emocional é a habilidade do século. Em todo lugar, no contexto empresarial, é falado sobre a importância dessa característica para garantir sucesso no ambiente corporativo. Isso porque, com a rotina agitada e alta carga de cobranças, esse aspecto pode ajudar pessoas a lidarem com pressão, tomar decisões e até mesmo se relacionar bem com as equipes.

A capacidade está interligada justamente a perceber, interpretar e gerir emoções, ponto fundamental para todos atualmente. Com objetivo de aprimorar o desenvolvimento dessa gestão dos sentimentos, Ingrid Cancela, psicóloga da TopMed, separou cinco dicas práticas. Veja:

1- Praticar o autoconhecimento

Ao longo da nossa jornada, adquirimos um olhar de quem deveríamos ser e não quem de fato somos, evitando ter contato com nossas emoções. “Como consequência, acabamos nos cobrando excessivamente e com isso, adoecemos. É necessário trabalhar a aceitação de quem somos de fato e como nos sentimos em determinadas situações. A partir disso, podemos identificar como lidar com tudo à nossa volta de uma forma eficiente para nós”, explica a profissional.

2- Reconheça seus limites, acertos e falhas

Sim, temos limites, falhas e acertos também. É fundamental enxergar esses pontos e respeitá-los. Para Ingrid Cancela, dizer não para si e aos outros, em alguns momentos, contribui para a qualidade de vida. Também é importante avaliar como esses pontos podem influenciar na forma como o indivíduo irá lidar com as situações futuras.

3- Busque uma comunicação clara

Quando aprimoramos uma comunicação e identificamos como estamos nos sentindo, respeitamos os nossos próprios limites, focamos em quem somos. “Também precisamos desenvolver esse mesmo diálogo claro com os outros, não só trazendo como nos sentimos, mas também em como estabelecer os limites ao outro, e dessa forma, podemos nos permitir gerar relacionamentos mais saudáveis”, aponta.

4- Pratique a empatia

Se colocar no lugar do outro contribui não só para não levar tudo para o lado pessoal, mas também deixar de manter o foco apenas em si o tempo todo. “Isso favorece o desenvolvimento do comportamento de coletividade. Esse movimento fará o indivíduo diagnosticar e ajudar ao próximo, gerando atitudes mais tolerantes e compreensivas, além de trabalhar a paciência e a generosidade”.

5- Trabalhe o controle das emoções

Para desenvolver o controle das emoções é necessário primeiramente entender como os pensamentos não são fatos, mas sim ideias. Por isso, é legítimo questioná-los e avaliar se tais percepções são reais ou não e qual a probabilidade delas acontecerem. Isso ajudará a ter uma visão realista de nós mesmos, dos outros e do futuro. “Compreender quais pontos temos controle e não investir naquilo fora do nosso controle”.

Além disso, para a especialista, não supervalorizar situações negativas, mas aprender a lidar com elas, é extremamente importante. “Circunstâncias assim fazem parte do desenvolvimento humano. Manter o foco no presente é o desafio”, conclui Ingrid.

Talita Campos, estudante de administração, em São José dos Campos, tem se atentado a esse aspecto para favorecer sua jornada de aprendizagem tanto no estágio, quanto na faculdade. “Eu lido com uma grande carga de atividades diariamente, assim como boa parte do mundo. As redes sociais e o excesso de informações não facilitam e eu me sinto meio vulnerável a isso”, comenta.

Justamente por conta desse impasse, ela resolveu procurar ajuda profissional. “Consegui tratar em terapia essa questão e agora foco em desenvolver a inteligência de lidar com tudo sem ficar mal. É uma construção diária, creio eu”, finaliza a universitária.

E você, como busca aprimorar a gestão de seus sentimentos?

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