Independentemente dos cargos obtidos e progressão de carreira, o propósito de atingir e manter um mindset dinâmico e em constante desenvolvimento é algo sempre presente em trajetórias de conquistas. Portanto, se você tem o interesse em seguir esse caminho, é preciso se atentar a alguns tópicos.

Não adianta só aprender, é preciso ter autocuidado e qualidade de vida

De acordo com Efigênia Vieira, headhunter e CEO da Upside Executive Search, é preciso estar aberto e à frente na era da tecnologia, sendo um eterno aprendiz. “Nesse processo e em meio a tantas transformações, o foco também está dirigido para o bem-estar, o autocuidado e a intimidade do prosperar”, explica.

Quando existe espaço para conversar e falar coisas difíceis de expressar, torna-se mais fácil romper com padrões limitantes e ouvir com maior atenção, os pensamentos e justificativas. “Dessa forma, abre-se o espaço da liderança com o apoio de times fortes e ricos em outras competências, assim como o despertar maior para o comando da carreira e da vida. Tudo é puro investimento”.

O crescimento sempre exige reinvenção, tempo, estudos e intercâmbios. “Contudo, somente por meio de ações inteligentes e integradas, torna-se possível obter retornos notáveis e capazes de superar significativamente os investimentos iniciais”, compartilha a especialista.

Felicidade é indispensável para a saúde do trabalho

Boas práticas, como a criação de uma marca pessoal, devem estar aliadas com responsabilidades intransferíveis. “Uma delas é a valorização da felicidade como fator indispensável para a saúde no trabalho. O discurso imperativo é o da alta produtividade e desenvolvimento de novas competências. É bastante válido, com certeza, entretanto, é necessário se ter um protagonista em boa forma”, continua.

É preciso se cuidar para responder a um cenário de mudanças intensas e instabilidades, onde o estresse se apresenta como um companheiro implacável. “Sim, existem adoecimentos como a conhecida e recorrente depressão e distúrbios psíquicos menos conhecidos como a síndrome de burnout”.

Quem já passou por isso

Gabriela Pontes, estudante de relações públicas, em Santo André, aos 24 anos, já mudou de carreira. “Comecei a faculdade de direito em 2017 e apenas em 2019 percebi como aquilo não me satisfazia. Acho imprescindível considerar o prazer e o ‘brilho nos olhos’ para construir sua trajetória profissional”, comenta.

Para a universitária, se não houvesse uma chance de redirecionar sua formação, hoje, ela estaria infeliz. “Nem gosto de imaginar como seria minha vida, porque, sinceramente, não teria qualidade. A frustração impacta não só a cabeça, como o corpo e suas relações, também”, aponta.

Por isso, a CEO orienta: “você, bravo guerreiro, fique atento. Cultivar a serenidade e foco é essencial. Jornadas brilhantes demandam conhecimentos e habilidades deliciosas de aprender e incorporar”.

Quem se prepara para esse grau de senioridade deve cuidar e encarar suas carreiras como fator determinante para o êxito e o bem-estar. “Com certeza, necessitam conhecer e valorizar as competências duráveis e transcender o modismo ou demandas de ciclos de transformações”.

Os protagonistas na revolução digital, por exemplo, devem possuir a inovação como princípio e o exercício do otimismo e da cautela caminhando juntos. “Senhores do aprendizado contínuo sabem como as novas tecnologias, desafios desconhecidos e demandas ágeis surgem de repente e podem provocar mudanças digitais disruptivas. Essas, por sua vez, com apenas um movimento, podem colocar em risco serviços, setores e empresas”, diz.

Todos devemos entender como, mesmo com o estresse presente, é preciso impedi-lo de se tornar familiar. “É crucial manter a atenção em comportamentos novos e desagradáveis. Também é imprescindível nunca subestimar a falta de jeito trazida pelo desconforto, pois essa pode ser a entrada de adoecimentos”, continua.

Por fim, Efigênia destaca a relevância de aprender a respeitar certos limites. “É necessário fazer uma mudança de rota. Busque sempre a sua alegria no labor e na construção de um percurso de carreira de valor. Boa jornada!”.

Você sabia que a chave para o sucesso é o autoconhecimento?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe