Encontrar um trabalho ou se recolocar no mercado nunca foi tarefa simples, mas diante de uma conjuntura impactada pela pandemia, o desafio é ainda maior. No trimestre encerrado em janeiro deste ano, o Brasil registrou a maior taxa de desocupação desde 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 14,3 milhões de pessoas desempregadas.

Não esqueça do brilho no olhar

Certamente, qualquer tipo de ação de desenvolvimento conta para uma recolocação rápida. Cursos, habilidades técnicas e, principalmente, as comportamentais, acabam somando. Por isso, é importante demonstrar essa sede de conhecimento e crescimento, pois ela é muito valorizada pelas empresas.

Nesse sentido, confira a seguir algumas dicas para te ajudar a se destacar nas futuras oportunidades de mercado. Veja:

Cadastre-se no Nube

Acesse www.nube.com.br e clique na aba “candidato”. Lá você verá a opção “cadastre seu currículo”, ao pressionar, será direcionado para a página registro. São nove etapas super rápidas, mas lembre-se de preencher os campos com calma e com as informações atualizadas. Depois de fazer isso, procure acessar o painel de vagas e realizar buscas por lá (www.nube.com.br/estudantes/vagas/busca-avancada). Assim, você sairá na frente dos demais candidatos.

Além disso, com o app do Nube você receberá notificações de vagas quando seu perfil for selecionado para alguma oportunidade. Basta ir até a Play Store ou Apple Store do seu smartphone e pesquisar por “Nube Vagas”. Outra dica importante é fazer o teste ortográfico, disponível em: “Meu Nube” > “Testes”.

Inove ao preparar o currículo

A depender da vaga e das qualificações mínimas, um recrutador pode receber milhares de currículos (CV) para ocupar uma posição. O que fazer então para se destacar, ser notado e aproveitar todas as oportunidades? Para começar, não use o mesmo documento para todos os processos. Cada empresa tem um perfil diferente, por isso, uma boa dica é estudar a organização para a qual for aplicar e ter arquivos adaptados para cada lugar.

Todavia, não se esqueça: sua apresentação deve refletir quem você é, suas qualidades e diferenciais. Ser honesto, claro, objetivo e organizado ajuda muito. Ninguém é perfeito, todos estamos nos aprimorando enquanto profissionais o tempo todo. Assim, busque demonstrar seu desenvolvimento indicando aprendizados. Por fim, escreva tudo em apenas uma página, pode parecer pouco, mas o selecionador agradece e as suas chances aumentam.

Quando você prepara o CV, ele tem de estar de acordo com a chance ou com a companhia. “Essa criação é geralmente informativa, ou seja, ele vai contar aos gestores sobre quem é você. É importante essa história estar em conformidade com a marca e os requisitos do posto”, diz a coordenadora de Programas de Estágios no Google, Lia Romano.

A entrevista é a distância, mas o preparo segue sendo fundamental

Nas seleções a distância, o cuidado precisa ser redobrado. O horário dos encontros agendados seguem sendo importantes. Ademais, procure um ambiente sem muito ruído e distrações para uma conversa agradável entre as duas partes. Estabeleça um diálogo mais interativo, participando ativamente da conversa.

Esse é o momento de mostrar quem você é, explicar suas experiências, exemplificar os objetivos, fazer perguntas e conhecer também um pouco mais da função. “Deixar tudo de improviso, pode ser muito ineficiente. Então, se você se organizar bem, suas respostas e ideias serão muito mais estratégicas. É essencial, por exemplo, anotar todas as pesquisas feitas antes da reunião, incluindo informações sobre a instituição e listar suas competências, previamente, justificando cada uma”, complementa Lia.

Nesse sentido, montar um bom CV também é muito importante na fase de recolocação. Contudo, a maioria das pessoas coloca apenas o cargo anterior, práticas profissionais, onde estudaram, etc. “Ao meu ver, o mais importante são as próprias competências, forças e paixões. Uma boa dica é dividir o material contando essas questões dentro de uma única página”, expõe o vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik.

Sempre podemos refinar as chances. Por isso, estude e conquiste novas habilidades. Veja também a matéria do programa “Conexão Ilimitada” da TV Nube sobre “contratações não param em meio à crise”.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você se destaca em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe