A persistência é a principal característica dos líderes e empresários, principalmente dos principiantes, sem nenhum tipo de ajuda. Muitos deles começaram suas carreiras com o estágio. Ou seja, aprendendo com quem já tinha conquistado seu objetivo e muito a ensinar. Por isso, aproveitar cada fase é essencial para alcançar o sucesso!

A modalidade é uma grande porta de entrada

Segundo pesquisa do Instituto Semesp, 73,4% dos profissionais inseridos no mercado de trabalho iniciaram as atividades em sua área de formação durante a graduação. Nesse sentido, o ato educativo escolar dá a oportunidade de poder entrar “em campo” para aprender, sempre orientado por um profissional experiente.

Com o fundador do NucleoExpert, Alex Vargas, não foi diferente. De origem simples, nasceu no interior do Rio Grande do Sul, onde fazia faculdade de programação e estagiava em uma escola de informática. “Estávamos em 2006, época na qual as pessoas ainda desconheciam o potencial da Internet. Contudo, eu já via um terreno fértil para negócios inovadores e, por isso, resolvi estudar”, afirma.

Com a agenda totalmente ocupada pelos compromissos do dia a dia, o estudante, naquele tempo, passou a dedicar-se de madrugada para entender melhor o mercado da rede mundial de computadores e como poderia ganhar dinheiro com aquilo. “Durante quatro anos, gastei o pouco dinheiro da bolsa-auxílio comprando cursos, muitos deles não me levavam a lugar algum. Fui enganado diversas vezes, mas mesmo assim não desisti de buscar conhecimento. Eu via um mercado promissor”, conta o empresário.

Determinado a ganhar dinheiro pela web mesmo nos momentos mais difíceis, Vargas decidiu investir em aulas de marketing digital. “No primeiro mês, consegui levantar R$ 421. Não era uma fortuna, mas foi o suficiente para me motivar a dar continuidade aos meus projetos. A partir daí, foram muitas conquistas, até eu criar minha empresa com foco em educação para novos empreendedores digitais”, finaliza.

Quer iniciar? Estude!

Então, para quem está em busca de uma vaga, a dica é adquirir o máximo de instrução possível. Pensando nisso, o Nube disponibiliza alguns cursos EAD sobre temas do mundo corporativo, tais como “Tenha Sucesso em Processos Seletivos”, “Como Administrar Seu Tempo”, “Como Elaborar um Currículo”, entre outros. Inclusive, aos domingos é publicada no blog uma matéria especial com várias indicações dessas aulas.

Esse tipo de atitude permite aos estudantes criar novas perspectivas e deixar o currículo (CV) mais atraente. Essa categoria é uma opção mais barata e com flexibilidade de tempo e espaço. Certamente faz a diferença na apresentação e destaca os candidatos em meio à concorrência.

Então, montar um bom documento também é importante nessa fase. “Para os jovens, muitas vezes sem experiência, é essencial deixar evidente as próprias competências, forças e paixões. Uma boa dica é dividir o material para contar essas questões dentro de uma única página”, avalia o vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik.

Para ele, é interessante colocar no arquivo os projetos envolvidos e os programas e cursos realizados. “Isso tudo sem se esquecer de contar o propósito de vida e as suas causas de engajamento. É fundamental ter em mente: as companhias não contratam esses CVs, mas, sim, seres humanos”, finaliza o vice-presidente.

Portanto, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assim, você se mantém alinhado às novas necessidades do mundo corporativo e aumenta suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de estágio. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe