É comprovado: em todas as atividades feitas com amor e dedicação, o sucesso é inevitável. Assim, as funções mecânicas trazem à mente e ao corpo sequelas e reações desfavoráveis, iniciando pelo stress crônico, depressão, fibromialgia, dores de cabeça, alterações de humor, entre outras coisas.

O seu coração vibra por algo? Então, faça!

Quando não se tem ideia de qual sua aptidão, faça uma pesquisa com um especialista ou um teste vocacional e confirme qual é seu objetivo e sua vontade, antes de decidir sua carreira ou antes de se candidatar a qualquer vaga. Afinal, dinheiro e amor precisam andar lado a lado quando o assunto é profissão.

A questão financeira é importante, mas se não tiver a oportunidade de trabalhar onde sempre sonhou, tenha um extra ou um hobby para te satisfazer. “Sobretudo, crie e desenvolva condições para tornar sua ocupação ou ambiente laboral prazeroso e agradável. Bem como entenda seus limites e aptidões e utilize isso a seu favor”, analisa a CEO da Montserrat Consultoria, Conceiyção Montserrat.

Se for um produto, faça com maestria. Os detalhes são importantíssimos, porque há preciosismo nos acabamentos e os clientes sentem e querem esse cuidado ao consumir. Já, no caso de serviço, antecipe os desejos dos clientes oferecendo as melhores soluções. Assim, preocupe-se com os processos e todas as suas etapas minuciosamente.

Preste atenção na maneira como está trabalhando e adquira novos hábitos, caso não esteja feliz com algo. Lembre-se: nossos sentimentos são refletidos em nosso corpo. Isso porque as emoções são capazes de ultrapassar qualquer plano e quebrar lógicas. Por esse motivo, é preciso aprender a lidar com elas para ser bem-sucedido nos objetivos. “Se você não tem capacidade de se dominar, não vai conseguir realizar de maneira adequada nenhum planejamento”, analisa o CEO do Instituto Gente, Arthur Shinyashiki.

Coloque a “mão na massa” com habilidade

Nesse sentido, o dirigente elencou as sete competências necessárias para um indivíduo ter sucesso na profissão e estar bem adaptado às exigências do futuro. São elas: inteligência emocional, mente de campeão, ser um líder inspirador, estrategista, produtividade, paixão e adaptabilidade.

Além disso, atente-se a esses pontos. Veja:

1 - Gosto pela mudança - sentir prazer no desafio e se forçar a ver o lado positivo dos acontecimentos;
2 - Foco no interior - não arrumar desculpas, sentir-se bem consigo próprio;
3 - Aprender rápido - treinar e praticar para desenvolver competências;
4 - Ter conhecimento em T – onde o eixo horizonte é o conhecimento geral e o vertical é o conhecimento específico. Trata-se da base da criatividade, aptidão fundamental para a adaptabilidade;
5 – Evolução constante – em um mundo em constante mudança, não é possível estagnar. Ficar parado é na verdade retroceder.

Muita gente patina quando o tema é falta de direcionamento e orientação. “As pessoas não foram treinadas para isso, não sabem como balancear o aspecto financeiro e o propósito. Por isso, acabam ficando sem referências para tomar decisões”, explica Shinyashiki.

Por isso, é fundamental ter estratégias para prever cenários futuros e antecipar jogadas. Essa qualidade é fundamental para não ser pego desprevenido por qualquer contingência e conseguir sair das mais difíceis situações. Dessa forma, minimizam-se os danos e, também, é uma maneira de conseguir se preparar para as mudanças e, assim, destacar-se diante dos demais.

Portanto, prepare-se! Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Conte com o Nube!

Você é feliz com seu trabalho?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe