Já não é novidade: as lives e as reuniões on-line ganharam popularidade durante a pandemia. Isso por conta da necessidade de se utilizar novas ferramentas para o trabalho a distância. Apesar da facilidade e da praticidade na hora de reunir pessoas, as soluções em vídeo trouxeram uma nova preocupação: a qualidade da imagem reproduzida nos vídeos e a importância do marketing pessoal.

O cuidado com a autoimagem é essencial

Embora os aplicativos ofereçam a possibilidade de trocar o plano de fundo, não é a mesma coisa: a imagem estática acaba ficando artificial e sem vida. “Assim como as fotos, a videochamada requer alguns cuidados para ser menos amadora”, revela o coordenador do curso de Fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design, Elcio Ohnuma.

Primeiramente, escolha um espaço separado de pessoas e outras atividades, principalmente, para evitar distrações e barulhos. Estamos vivendo um período no qual famílias inteiras encontram-se em casa e nem sempre será possível eliminar os sons das tarefas domésticas por completo.

Todos estamos no mesmo barco! “Eu moro em um prédio onde meus vizinhos têm duas crianças. Elas choram e gritam o dia todo, é complicado, mas coloco o fone, me tranco no quarto e tento manter a concentração”, expõe a a analista de sistemas, Juliana Bini.

Para o coordenador, é possível transmitir um ar mais agradável usando ideias simples e sem recursos de grandes investimentos. Por isso, Ohnuma listou algumas dicas para completar assertivamente a etiqueta do seu encontro virtual. Veja:

1 – Cuide da iluminação do ambiente
A luz natural é sempre interessante. Entretanto, atente-se se ela é suficiente ou se é necessário acrescentar um recurso extra. “Lembre-se: ao longo do dia, a luz vai diminuindo e você pode ficar no escuro sem perceber”, avisa o coordenador.

Para quem não quer investir, basta uma luminária ou um abajur posicionado para uma parede branca, proporcionando um retorno de luz rebatida. “Isso evita a iluminação bater diretamente no rosto, resultando no efeito chapado”, explica o professor.

2 – Dê atenção ao enquadramento
O foco deve ser em você, mas o ambiente compõe a imagem. “Um bom exemplo são os repórteres de TV, eles normalmente são posicionados levemente à esquerda ou à direita”, diz ele.

3 – Harmonize fundo e roupa
Essa dica é fundamental, especialmente em lives. Escreva aí: as estampas xadrez e as listras podem atrapalhar na captação da cena. Logo, recomenda-se evitá-las. Aposte nas cores opostas para obter destaque: um fundo frio evidencia uma roupa de cor quente. Já as roupas neutras são ideais para quem não deseja chamar a atenção, por exemplo.

Pegue leve com você!

Realmente, é um privilégio atuar de casa em um momento como esse. Contudo, o alto volume de serviço e a falta de administração do tempo podem aumentar o esgotamento físico e mental. Então, fique vigilante com isso.

Nesse sentido, Juliana comenta a pontualidade da empresa em relação ao tempo de trabalho: “estamos acompanhando mais nosso horário e detalhando melhor as atividades para cumprir as oito horas ao dia. Então, a todo instante o grupo está se ajudando para desempenhar corretamente”, finaliza.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Conte com o Nube!

Veja também as matérias do "Convexão Ilimitada da TV Nube: o crescimento dos eventos on-lineo que saber sobre entrevista on-line?

Já se adaptou a esse estilo de conferência?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe