Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-conseguir-o-primeiro-emprego

Como conseguir o primeiro emprego? 

Notícia | 08/04/2021

Vinícius Lima

O desemprego no Brasil encerrou o ano de 2020 atingindo 13,9% da população. São mais de 13 milhões de pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para quem tem entre 18 e 24 anos, o cenário é ainda mais difícil: 31,4% desses jovens sofrem com a falta de uma colocação.

Marcos Pereira é pertencente desse grupo: ele atua no setor de logística, em Ribeirão Preto, mas está sem trabalhar desde maio do ano passado. “A empresa onde eu estava teve de reduzir o quadro de colaboradores e até o momento não conseguiu se restabelecer, então estou à procura de outras vagas”, comenta.

Diante deste cenário e de tanta concorrência, como conquistar o primeiro emprego dentro da área de interesse? Veja abaixo dicas de Erika Linhares, executiva especializada em habilidades comportamentais (soft skills) em organizações, pedagoga e palestrante.

infográfico-08-04
                                                                       
1. Procure estágio o quanto antes enquanto estiver na faculdade
                                                                       
Assim, já irá adquirir alguma experiência. “Quem deixa para procurar vagas somente após se formar tem mais dificuldades de quem já estagiou durante o período de estudo”, diz.
                                                                        
2. Cuidado com as altas expectativas
                                                                       
Nem sempre a primeira oportunidade como efetivo será a “vaga dos sonhos” ou terá um salário correspondente com altos padrões. “Regule as expectativas. Quem foca em apenas encontrar a colocação e o salário ideal, perde tempo. Continue buscando, mas não deixe de aproveitar oportunidades no caminho”, conta.

3. Saiba muito bem o que quer

Pesquise bem sobre o cargo a ser conquistado e em quais instituições deseja trabalhar. “Busque informações sobre qual tipo de profissional a entidade procura e com quais qualificações. Sabendo disso, trace o seu plano e corra atrás desse objetivo”, destaca a especialista. Quem não sabe seus desejos, vontades e objetivos, acaba não saindo do lugar.

4. Seja uma pessoa antenada

Entenda tudo ao seu redor, leia notícias, mantenha-se atualizado. “Mesmo não tendo experiência profissional, é fundamental mostrar ser inteirado dos ocorridos no Brasil e no mundo. Faça cursos, participe de eventos na sua área, vá a feiras e palestras”, sugere.

5. Faça um bom currículo, mesmo sem ter vivências corporativas

Descreva qual é a sua graduação, suas habilidades técnicas e quais línguas fala, por exemplo. “Descreva passagens acadêmicas notáveis e trabalhos voluntários. Fale sobre seu TCC, monografias, intercâmbios, participação em congressos e seminários. Lembre-se de situações nas quais se sentiu desafiado e conte como solucionou problemas”.

6. Preocupe-se com a sua marca pessoal

Cuide bem da sua imagem e da maneira como ela é passada aos outros e às empresas. “O currículo é uma propaganda de suas habilidades. Seja você mesmo. Não elabore mentiras para impressionar. Quanto mais sincero e honesto for, mais transmitirá a verdade ao entrevistador”, comenta.

Conte também no currículo sobre sua capacidade de resolver problemas, de ter empatia, saber inovar, etc. Hoje, as empresas contratam, demitem e promovem pessoas de acordo com as suas habilidades comportamentais.

7. Divulgue-se

Entre nos sites de empresas onde gostaria de atuar e cadastre seu perfil. “Ative seu networking. Fale com amigos, pessoas com quem estudou, professores, etc. Faça os outros lembrarem de você”, conclui.

Você já viu estas dicas para entrevistas?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete