Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ja-ouviu-falar-no-metodo-okr

Já ouviu falar no método OKR? 

Notícia | 07/04/2021

Giovanna Cavalli

O método OKR (Objectives and Key Results) vai muito além de mais um modelo de estabelecimento de metas. Trata-se de um processo de mudança cultural. Afinal, para esses objetivos funcionarem bem são necessárias alterações na rotina, as quais não acontecem da noite para o dia.

Erros sobre a metodologia

Então, para muitos esse conceito é mais uma fórmula a completar, mas não funciona assim. Por isso, o especialista no método Pedro Signorelli, listou cinco erros na implantação dele, veja:

1. Responsabilizar o programa a um gerente do projeto e não a um CEO

Nesse processo a transparência entre líderes e contratados é fundamental. Além disso, um programa de implementação não pode concorrer da mesma maneira com a priorização com outros projetos. Logo, um sistema desse não é do RH ou da área estratégica, deve ser visto como sendo do CEO.

2. Comparar a empresa atual com alguma outra na qual trabalhou

Há princípios básicos a serem seguidos e respeitados, mas a forma de fazer isso vai variar em cada corporação, dependendo, inclusive, da velocidade do aprendizado dos novos conceitos. Isso também varia de área para área.

3. Não acompanhar os OKRs definidos

O acompanhamento deve ser regular, conforme as metas, seja semanal, quinzenal ou mensal. Logo, os responsáveis devem supervisionar, com reuniões, o desenrolar do procedimento. Sobretudo, a assistência deve ser constante e próxima.

4. Culpar as pessoas pelos objetivos não atingidos

Um OKR pode não ser atingido por falta de conhecimento do negócio, por exemplo. “O aprendizado leva pelo menos dois ciclos trimestrais para começar a ser dominado, até se apropriar totalmente da ideia. Até lá, haverá importantes instruções a serem feitas periodicamente”, explica Signorelli.

5. Definir alvos sem serem prioridades

O erro é, mesmo sendo prioridade, acreditar na auto-suficiência, sem atenção direta do management. Se são temas de execução da tática, o “coach” tem de acompanhar. Inclusive, porque os OKRs normalmente envolvem metas muito ambiciosas, novamente se fazendo necessário o apoio do profissional para evoluir como esperado.


Portanto, para o especialista, os cinco pontos chaves disso tudo são: envolvimento do CEO e do time executivo; realização de um piloto; disciplina de acompanhamento; ajuste do programa ao longo do tempo, conforme amadurecimento da companhia no tema;
treinamento de facilitadores para perenizar e multiplicar o conhecimento na entidade.

Foque nas prioridades

Para a mentora de produtividade, Marcele Policarpo, é preciso focar no essencial. “‘Estar ocupado’ é frequentemente usado como pretexto para evitar as poucas ações realmente fundamentais, geralmente, pois são desconfortáveis”, orienta.

Afinal, ficar muito tempo “preso” em uma tarefa sem importância, não a torna relevante. “De acordo com a lei de Pareto, 80% dos resultados são produzidos por 20% dos esforços. Ou seja, muitas pessoas perdem horas da sua vida fazendo coisas insignificantes, quando na verdade, somente 20% daquilo tudo resulta nos 80%”, complementa Marcele.

Normalmente, é fácil optarmos por não fazer e procrastinar uma ação, mas se esse comportamento for constante, isso nos distanciará do nosso objetivo maior. Além do mais, acaba nos afastando também de quem estamos buscando ser: uma melhor versão de si.

Portanto, foque no cumprimento das metas, mas mantenha o equilíbrio. Acompanhe também nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete