Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-como-comecar-a-empreender-em-2021

Dicas para como começar a empreender em 2021 

Notícia | 23/03/2021

Vinícius Lima

O Brasil tem mais de 12.700 startups, segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Startups de fevereiro de 2020. Levando em conta esse crescimento no interesse em empreender mais a cada ano, Beatriz Montiani, diretora de inovação da Visa e responsável pelo Programa de Aceleração, separou dicas essenciais para quem deseja começar um negócio em 2021.

Resolva uma dor (de fato) do mercado

Não basta ter uma sacada incrível, é preciso saber se existe espaço para essa ideia. É preciso pensar se o negócio resolverá alguma dor e se nenhuma outra solução ainda conseguiu resolver de forma efetiva. Também considere se o mercado é grande o suficiente para escalar a solução.

Mapeie seus concorrentes

Antes de colocar o projeto em prática, faça uma pesquisa para mapear os seus possíveis concorrentes diretos e indiretos. Muitas soluções pensadas podem parecer inovadoras e únicas no ponto de vista de quem as cria, mas quando procuradas a fundo, é possível notar a existência de um produto solucionando a demanda com a mesma proposta há anos.

Mesmo assim, encontrar um modelo de negócio parecido, não implica na necessidade de jogar sua ideia fora, afinal grandes corporações têm concorrentes do mesmo tamanho. Se a sua concepção se propõe a resolver o mesmo tema de uma forma mais efetiva, isso já é um diferencial.

Valide seu plano com os usuários

Ter uma resposta incrível para solucionar uma necessidade trazendo uma experiência melhor, ganho de tempo ou ainda mais eficiência é ótimo. Entretanto, é essencial validar com o consumidor final antes de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de uma plataforma ou aplicativo mais completo, por exemplo.

Assim, mais vale um MVP (sigla em inglês para “Produto Mínimo Viável”) validado com o usuário, recebendo feedbacks e insights. Construir e lançar uma solução no mercado já pronta, sem ter informações relevantes e se de fato há apelo para os consumidores é arriscado.

Luis Marques tem o desejo de, quando concluir sua graduação em análise de sistemas, desenvolver um app, mas o serviço a ser oferecido ainda é uma incógnita para ele. “Por enquanto estou estagiando para ter noções sobre a linguagem corporativa, isso tem ajudado a entender quais demandas eu posso suprir”, comenta.

Ele atua na área em São José dos Campos e conta sonhar em ser dono do próprio negócio desde pequeno. “Nunca quis ser bombeiro, professor, médico e etc. Sempre falava algo relacionado a ser um empresário e espero conseguir realizar isso em breve”, conclui.

Crie um plano de negócio

Com a solução identificada, mapeamento de possíveis concorrentes e o entendimento das necessidade dos públicos-alvo, é a hora de criar o plano de negócio e colocar tudo “no papel”, permitindo uma visão mais clara dos objetivos. Para que a solução veio? Qual é o nicho? Quais são os desejos e anseios do consumidor? Há barreiras de entrada? Quais seriam os canais de distribuição? Qual é o perfil do time, forte o bastante, para entregar a solução?

Estratégias de marketing/distribuição também devem constar no seu plano. Ter um bom pitch de vendas ou mesmo um bom material para buscar investidores é crucial. Dedique um bom tempo a isso, com capricho, organização e tenha uma linha de raciocínio clara. A primeira impressão é a mais importante. Então, mãos à obra!

Tenha um time qualificado e complementar

Para garantir o sucesso da sua startup, é preciso cercar-se de profissionais qualificados e com habilidades e conhecimentos complementares aos seus para garantir bons resultados. Afinal, é o time o responsável por fazer o negócio funcionar. Além disso, a distribuição de equity para ter sócios tende a ser fundamental para gerar mais valor para a entidade, principalmente quando o empreendedor avalia suas limitações com experiências empresariais, conhecimentos técnicos e aspectos financeiros do negócio. Todos devem estar no mesmo barco com o mesmo objetivo.

Busque parcerias e divulgue o negócio

Nessa etapa, você já deve ter bem claro quem podem ser seus possíveis parceiros e qual é o melhor canal de distribuição. Então, vá atrás deles e apresente o seu projeto, mostrando o quanto a sua solução é essencial e porque eles deveriam fechar negócio com você. Em paralelo, invista na divulgação em redes sociais, sites, publicidade e tudo capaz de fomentar a sua marca e atrair clientes e investidores.

Além de todos esses pontos importantes citados, divididos com quase 70 startups durante os quatro anos do Programa de Aceleração Visa, Beatriz Montiani complementa: “é necessário muito trabalho, vontade de fazer a diferença e muita resiliência. Nem sempre as coisas acontecem da forma planejada, conforme o roadmap definido. Por isso, nunca deixe de ter flexibilidade para mudar de rota, buscar novos parceiros, testar sempre quando preciso”.

Quer ser um empresário de sucesso?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete