O Brasil tem mais de 12.700 startups, segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Startups de fevereiro de 2020. Levando em conta esse crescimento no interesse em empreender mais a cada ano, Beatriz Montiani, diretora de inovação da Visa e responsável pelo Programa de Aceleração, separou dicas essenciais para quem deseja começar um negócio em 2021.

Resolva uma dor (de fato) do mercado

Não basta ter uma sacada incrível, é preciso saber se existe espaço para essa ideia. É preciso pensar se o negócio resolverá alguma dor e se nenhuma outra solução ainda conseguiu resolver de forma efetiva. Também considere se o mercado é grande o suficiente para escalar a solução.

Mapeie seus concorrentes

Antes de colocar o projeto em prática, faça uma pesquisa para mapear os seus possíveis concorrentes diretos e indiretos. Muitas soluções pensadas podem parecer inovadoras e únicas no ponto de vista de quem as cria, mas quando procuradas a fundo, é possível notar a existência de um produto solucionando a demanda com a mesma proposta há anos.

Mesmo assim, encontrar um modelo de negócio parecido, não implica na necessidade de jogar sua ideia fora, afinal grandes corporações têm concorrentes do mesmo tamanho. Se a sua concepção se propõe a resolver o mesmo tema de uma forma mais efetiva, isso já é um diferencial.

Valide seu plano com os usuários

Ter uma resposta incrível para solucionar uma necessidade trazendo uma experiência melhor, ganho de tempo ou ainda mais eficiência é ótimo. Entretanto, é essencial validar com o consumidor final antes de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de uma plataforma ou aplicativo mais completo, por exemplo.

Assim, mais vale um MVP (sigla em inglês para “Produto Mínimo Viável”) validado com o usuário, recebendo feedbacks e insights. Construir e lançar uma solução no mercado já pronta, sem ter informações relevantes e se de fato há apelo para os consumidores é arriscado.

Luis Marques tem o desejo de, quando concluir sua graduação em análise de sistemas, desenvolver um app, mas o serviço a ser oferecido ainda é uma incógnita para ele. “Por enquanto estou estagiando para ter noções sobre a linguagem corporativa, isso tem ajudado a entender quais demandas eu posso suprir”, comenta.

Ele atua na área em São José dos Campos e conta sonhar em ser dono do próprio negócio desde pequeno. “Nunca quis ser bombeiro, professor, médico e etc. Sempre falava algo relacionado a ser um empresário e espero conseguir realizar isso em breve”, conclui.

Crie um plano de negócio

Com a solução identificada, mapeamento de possíveis concorrentes e o entendimento das necessidade dos públicos-alvo, é a hora de criar o plano de negócio e colocar tudo “no papel”, permitindo uma visão mais clara dos objetivos. Para que a solução veio? Qual é o nicho? Quais são os desejos e anseios do consumidor? Há barreiras de entrada? Quais seriam os canais de distribuição? Qual é o perfil do time, forte o bastante, para entregar a solução?

Estratégias de marketing/distribuição também devem constar no seu plano. Ter um bom pitch de vendas ou mesmo um bom material para buscar investidores é crucial. Dedique um bom tempo a isso, com capricho, organização e tenha uma linha de raciocínio clara. A primeira impressão é a mais importante. Então, mãos à obra!

Tenha um time qualificado e complementar

Para garantir o sucesso da sua startup, é preciso cercar-se de profissionais qualificados e com habilidades e conhecimentos complementares aos seus para garantir bons resultados. Afinal, é o time o responsável por fazer o negócio funcionar. Além disso, a distribuição de equity para ter sócios tende a ser fundamental para gerar mais valor para a entidade, principalmente quando o empreendedor avalia suas limitações com experiências empresariais, conhecimentos técnicos e aspectos financeiros do negócio. Todos devem estar no mesmo barco com o mesmo objetivo.

Busque parcerias e divulgue o negócio

Nessa etapa, você já deve ter bem claro quem podem ser seus possíveis parceiros e qual é o melhor canal de distribuição. Então, vá atrás deles e apresente o seu projeto, mostrando o quanto a sua solução é essencial e porque eles deveriam fechar negócio com você. Em paralelo, invista na divulgação em redes sociais, sites, publicidade e tudo capaz de fomentar a sua marca e atrair clientes e investidores.

Além de todos esses pontos importantes citados, divididos com quase 70 startups durante os quatro anos do Programa de Aceleração Visa, Beatriz Montiani complementa: “é necessário muito trabalho, vontade de fazer a diferença e muita resiliência. Nem sempre as coisas acontecem da forma planejada, conforme o roadmap definido. Por isso, nunca deixe de ter flexibilidade para mudar de rota, buscar novos parceiros, testar sempre quando preciso”.

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