Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qualificacao-profissional-e-a-chave-para-se-recolocar

Qualificação profissional é a chave para se recolocar 

Notícia | 19/03/2021

Vinícius Lima

Com a pandemia do novo coronavírus, o número de pessoas desempregadas no Brasil no último trimestre de 2020 foi de 13,9%. Ao longo de toda a crise, foram milhões de pessoas sem uma colocação. Para quem tem entre 18 e 24 anos, a desocupação chega a cerca de 30%. Entretanto, o país já tem em vista uma retomada e as vagas, mesmo de maneira gradativa, voltam a se abrir.
                                                                    
Não dá para ficar parado

Entretanto, o cenário é desafiador e as companhias precisam de pessoas qualificadas para lidar com as demandas. Nesse contexto, Daniela Gonçalves, coordenadora dos cursos de pós-graduação em gestão financeira, fiscal e tributária da Estácio, alerta como, para conquistar uma oportunidade, é importante não adotar uma postura de passividade.

Positividade e preparação devem andar juntas

Assim, ficar em casa apenas vendo os noticiários ou observando as postagens dos amigos em redes sociais não é uma decisão assertiva. Ter um olhar positivo e se preparar, mesmo em meio a uma crise, é o primeiro passo para visualizar chances de crescimento profissional.

O mercado se adapta e você?

Segundo a também consultora de treinamento e desenvolvimento humano, nos últimos meses, muitos postos foram suprimidos, mas tantos outros passaram a ser criados. Uma das maneiras de encarar os desafios pela frente é, sem dúvida, começando pelo preparo de um bom Curriculum Vitae (CV).

Capacitações on-line

O CV, por sua vez, nesse momento de isolamento social, pode ser melhorado, por exemplo, com a adesão às capacitações on-line. "Atualmente há muitas chances para se obter certificações em suas áreas de atuação. Além disso, também há cursos capazes de contribuir para o desenvolvimento de habilidades comportamentais essenciais, como liderança, comunicação, gestão de equipe, negociação, entre outras", diz Daniela.

Quem busca esse caminho

Esse é o caminho buscado por Bruna Cavalcante, estudante de marketing, em Santos. Para ela, conseguir uma oportunidade de estágio durante a crise pode ficar mais difícil. “Comecei a procurar vagas há pouco tempo, mas sei como pode ser desafiador”, complementa. Justamente por isso, ela busca sempre se manter atualizada.

São workshops e treinamentos sempre quando pode. “Quando chegam as provas e trabalhos, eu paro, porque senão fica difícil administrar tudo, mas quando a rotina deixa, sempre dou uma olhada em alguma capacitação”, comenta.

Mudanças de realidade

A pandemia nos trouxe a real necessidade de adaptação a um novo mundo e, quando o assunto é carreira, se torna ainda mais complexo saber como se posicionar diante desse tal “novo normal”. “A alta taxa de desemprego, por exemplo, é um fato a ser observado de perto e, agir com velocidade se torna uma das regras de ouro diante desse cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo", comenta Daniela.

Vivências acadêmicas

Para a especialista, vivências acadêmicas, como cursos tecnólogos, graduação, extensão, pós-graduação ou MBA promovem, por meio de metodologias centradas nas demandas dos alunos, novos conhecimentos e instrumentos necessários para a aplicação no mercado de trabalho.

Essas especializações também se tornam ótima oportunidade para a geração de network e negócios entre os participantes. "Fica evidente o quanto é importante manter uma boa qualificação na hora de concorrer a uma vaga. Ter um bom currículo pode ser um diferencial bastante positivo e trazer vantagem competitiva perante aos concorrentes", afirma a coordenadora.

Já viu estas dicas para entrevistas?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete