O estágio, de acordo com o seu propósito, é justamente o aprendizado supervisionado. Afinal, o jovem tem a possibilidade de, na prática, executar os ensinamentos adquiridos na teoria junto à instituição de ensino. Isso o traz confiança e experiência para enfrentar os desafios profissionais de sua carreira.

Aproveite todas as fases

Segundo pesquisa do Instituto Semesp, 73,4% dos profissionais inseridos no mercado de trabalho iniciaram as atividades em sua área de formação durante o período na graduação.

Nesse sentido, o estágio dá a oportunidade de poder entrar “em campo” para aprender, sempre orientado por um profissional experiente. Isso possibilita a obtenção do conhecimento prático sem as responsabilidades inerentes ao cargo e esperadas de alguém já atuante na área há algum tempo.

Recém formado em Publicidade pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Danilo Teles do Nascimento Rosa, é um dos exemplos de profissionais o qual começou a carreira durante a formação. Atualmente, o publicitário trabalha na agência Nação Digital em Maringá (PR) e é responsável pelos conceitos e campanhas digitais para grandes e-commerces no Brasil. “Sou líder de um time de análise e testes de usabilidade, criamos soluções digitais baseadas em dados de pesquisa para entregar a melhor solução para o usuário final”, explica.

No ato educativo escolar, na agência de comunicação da Unoeste, ele desenvolveu habilidades para exercer sua profissão. “Tenho facilidade de negociação de prazos e entregas, de organização de demandas, suporte ao time de forma geral, apresentação de projetos para clientes, liderança em design, entre outras. Conquistei esse saber durante o estágio. Sempre fui curioso e tentei aproveitar todas as oportunidades para aprender mais”, destaca o publicitário.

Por isso, a modalidade é um ótimo caminho social de inserção no mercado, com avaliação positiva da sociedade. Afinal, treinados e bem assistidos, os estagiários cumprem de forma satisfatória, as normas e realizam as atividades solicitadas, retribuindo de maneira competente a chance dada pela organização.

Especialize-se!

Então, para quem está em busca de uma vaga, a dica é se especializar e adquirir o máximo de instrução possível. Conforme estudo do Google, o interesse por cursos on-line bateu recordes nos últimos meses, sendo a procura pelo aprendizado do inglês, por exemplo, a maior desde 2015.

Nesse sentido, o Nube disponibiliza alguns cursos EAD sobre temas do mundo corporativo, tais como Como Administrar Seu Tempo, Tenha Sucesso em Processos Seletivos, Como Elaborar um Currículo, entre outros. Eles ainda oferecem certificados de horas complementares, os quais podem ajudar na universidade.

Esse tipo de atitude permite aos estudantes criar novas perspectivas e deixar o currículo (CV) mais atraente. Essa categoria é uma opção mais barata e com flexibilidade de tempo e espaço. Certamente fazem a diferença no CV e destacam os candidatos em meio à concorrência.

Logo, montar um bom documento de apresentação também é importante nessa fase. Para os jovens, muitas vezes sem experiência, “é essencial deixar evidente as próprias competências, forças e paixões. Uma boa dica é dividir o material para contar essas questões dentro de uma única página”, avalia o vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik.

Para ele, é interessante colocar no arquivo os projetos envolvidos e os programas e cursos realizados. “Isso tudo sem se esquecer de contar o propósito de vida e as suas causas de engajamento. É fundamental ter em mente: as companhias não contratam esses documentos de apresentação, mas, sim, seres humanos”, complementa o vice-presidente.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assim, você se mantém alinhado às novas necessidades do mundo corporativo e aumenta suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de estágio. Conte com o Nube!

Você já foi um estagiário?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe