Nunca se falou tanto em saúde e segurança do trabalho. Com a pandemia do novo coronavírus, as empresas percebem cada vez mais a importância de seus colaboradores para o sucesso do negócio. Afinal, se há cuidados com a equipe, os profissionais encontram um ambiente no qual se sentem devidamente amparados e, assim, realizam suas atividades com mais dedicação e qualidade.

Vantagens em investir na saúde do trabalhador

De acordo com Alan de Carvalho, advogado do Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo, há diversas vantagens em investir na saúde do trabalhador. “Empresas com políticas internas voltadas para o bem-estar dos times são capazes de observar, a curto, médio e longo prazo, um aumento na produtividade, melhora no clima organizacional, menores índices de rotatividade e, consequentemente, um aumento no faturamento”, expõe.

Cuidados são um diferencial

Em períodos difíceis como o atual, todos sentimos a necessidade de sermos cuidados no aspecto físico e também psicológico, seja atuando em home office ou presencialmente. “Por isso, as companhias precisam estar atentas a essa expectativa e buscar propiciar um ambiente saudável para suas equipes”, continua o especialista.

Saúde é essencial

Quando o assunto é saúde, a prática de exercícios e o hábito de uma alimentação saudável andam de mãos dadas. “Companhias quando dispõem de um refeitório ou fornecem pratos para as staffs devem se atentar às novas medidas de prevenção à Covid-19, estabelecendo horários mais flexíveis para cafés, almoços, jantar e etc. e o correto distanciamento das mesas”, destaca.

Julio Pontes, estagiário de publicidade, em Ribeirão Preto, conta como esse tipo de preocupação o faz enxergar as lideranças da corporação onde atua com uma perspectiva bem positiva. “Me sinto parte de algo importante e isso é crucial para eu ficar motivado com minhas tarefas”, conta.

Justamente por isso, atuando a distância desde março, ele ainda destaca como a comunicação com seus colegas não se perdeu, mesmo sem aquela convivência diária. “A postura da organização foi bem diferenciada desde o começo da pandemia, com um esforço para manter os setores informados e conectados”, diz.

Nutrição também deve ser considerada

Além disso, no caso de contarem com um cardápio próprio, é essencial prezar por alimentos saudáveis e nutritivos. “As atividades físicas são igualmente importantes – por isso, avalie a possibilidade de oferecer academias conveniadas ou promover aulas práticas no próprio escritório, fora do horário de expediente”, defende.

Outro ponto a se atentar é aos equipamentos dos espaços compartilhados

Para o advogado, é imprescindível fazer a devida manutenção em aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. “Janelas devem permanecer abertas, se possível, para o local estar sempre bem arejado. Espaços com ventilação artificial só poderão ser utilizados se seus ductos e equipamentos forem regularmente limpos e esterilizados, tudo registrado devidamente para caso de fiscalização da autoridade sanitária”, continua.

Limpeza

A limpeza do local de trabalho é um ponto crucial para reduzir os riscos de contaminação de vírus como da Covid-19, especialmente tratando-se de bares, restaurantes e demais estabelecimentos com armazenamento e preparo de comida. “Itens e superfícies com bastante contato manual, como máquinas de cartão, maçanetas, corrimãos, entre outros, devem possuir uma rotina de desinfecção. Isso vale também para máquinas de café de uso coletivo, as quais devem ser devidamente higienizadas por pessoal especializado”, constata.

Comunicação clara também é crucial

O momento pede atenção redobrada para atender as dúvidas dos profissionais, porque garantir a segurança individual contribui para a preservação do coletivo. “Instituições, colaboradores e sindicatos devem se unir pensando no bem-estar de todos. É uma oportunidade de estreitarmos as relações trabalhistas para realmente nos protegermos como humanidade”, conclui.

Como agir em tempos de crise?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe