Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quem-e-o-profissional-2021

Quem é o profissional 2021? 

Notícia | 08/03/2021

Gabriela Vasconcelos

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças significativas na estrutura do mercado de trabalho, assim como na vida das pessoas: home office, distanciamento social e alteração na lógica das empresas. Por causa disso, o mundo dos negócios - já em processo de mudança por conta das transformações da inovação no modo de conceber o business 4.0 - passou a demandar profissionais ainda mais múltiplos.

Soft skills

Um desafio de adaptação para todos: desde os milhares de jovens em busca de formação e até tantos outros já no universo corporativo querendo saber como se adaptar. Entretanto, qual é a expectativa das organizações em relação aos trabalhadores com desejo de crescer em suas carreiras em 2021?

De um modo amplo, as competências comportamentais serão um diferencial. Na visão da consultora de RH Mariana Gomes, de Goiânia (GO), características como resiliência e equilíbrio emocional, “são soft skills importantíssimas tanto para a jornada pessoal quanto corporativa de qualquer profissional, pois influenciam de maneira positiva na solução de conflitos e problemas, favorecem negociações mais equilibradas, além de preservar a saúde emocional do indivíduo mesmo diante das adversidades”, afirma.

Etapas da carreira

Para Rodrigo Neves, Professor de Gestão de Projetos e Scientific Director do curso de mestrado de Gestão de Projetos da SKEMA no Brasil, cada etapa exige um tipo de perfil. Porém, de forma geral, a resiliência, o engajamento, a criatividade e a flexibilidade são pontos fortes dos candidatos. 

O especialista destaca ainda: as grandes oportunidades estão em trabalhos virtuais, remotamente, e as seleções valorizam atualmente mais o perfil psicológico e o entendimento tecnológico acima dos próprios diplomas. Além disso, noções de marketing e fluência em inglês são sempre desejáveis nas vagas mais qualificadas. Veja as dicas de Neves para cada momento:

Iniciante

Tudo começa em como se estuda. Nesse sentido, vale escolher instituições as quais:

  • Ofereçam programas híbridos;
  • Motivem o autoconhecimento para aplicação das competências na jornada corporativa;
  • Estimulem o desenvolvimento da inteligência emocional e o uso da inovação em processos, projetos e gestão.

Dica: encontre um mentor dentro das universidades e/ou corporações. Trilhe seu plano de carreira a curto, médio e longo prazo e concentre-se no presente. Experimente todas as possibilidades de praticar seus aprendizados e comece a construir sua rede de relacionamentos.

Recém-formado

Se terminou sua graduação ou qualificação agora, concentre-se nas linguagens novas e nos processos de ‘experienciação’ de problemas reais. Um bom observador pode ser um bom transformador e a iniciativa de proposição e solução de imprevistos é tão importante quanto as habilidades técnicas. Reforçar sua rede de contatos é também um bom caminho.

Dica: se puder, concentre-se nas vagas mais adequadas ao seu objetivo. Se estiver sem trabalho, ofereça seus saberes como voluntário para estar sempre praticando dentro de seu planejamento. Precisa trabalhar para sobreviver? Use o ofício atual para crescer e conquistar seus objetivos. Não pare de estudar e atualizar-se.

Profissional pleno – até 15 anos de formado

Se ainda não está imerso na tecnologia e não fez nenhuma especialização, atenção! Suas capacitações podem estar defasadas. Essa é uma boa hora de olhar para o caminho percorrido, listar acertos e percalços e assim trilhar como atualizar-se também conceitualmente.

Dica: momento de alerta! Você deve sempre atualizar suas noções consolidadas às novas práticas de mercado. Inove metodologias, abra novas áreas de aprendizado e siga complementando e ajustando sua formação. É hora de renovar seu plano, atualizar seus mentores e passar a transferir experiência e informações para os mais jovens. Ensinar agrega informações e renova energias.

Profissional Sênior ou em processo de aposentadoria

Nesse caso, duas coisas são muito prováveis: seu conhecimento é um trunfo no mercado. Contudo, se o processo não estiver adequado e o básico da inovação incorporado, vai ser difícil manter-se em um bom posto. Nesse sentido é preciso ter paciência e humildade para começar do zero em algumas áreas.

Dica: é preciso bastante calma para entender sua vontade. Aposentar-se pode ser um jeito de retomar caminhos perdidos ao longo da vida ou partir do zero para novos projetos. O mais importante é não deixar todo o conhecimento conquistado ficar estático porque o mercado exige movimento e estar aberto às mudanças é o melhor jeito de renovar-se. Não deixe seu plano de carreira de lado. Seja qual for sua decisão, projete e encontre formas de executar.

Como você se prepara para o futuro?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete