Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
home-office-como-manter-a-produtividade

Home office: como manter a produtividade 

Notícia | 04/03/2021

Gabriela Vasconcelos

Desde o início da pandemia da Covid-19, o mundo precisou se adaptar a um novo cenário, novas formas de labutar, de estudar e de socializar. Em meio a tantos afazeres, também vem a questão: como conseguir ser produtivo executando as rotinas profissionais de casa? 

Neste novo cenário precisamos conciliar o labor remoto com as tarefas domésticas, como almoço do filho, a louça para lavar, o passeio com o pet, entre outros deveres do dia a dia. Isso levando em conta: esta realidade deve permanecer, pois grandes corporações já anunciaram a adesão ao home office no formato híbrido e permanente.

Uma pesquisa feita pela Global Line com 145 empresas multinacionais as quais operam no Brasil, mostrou: 

 

  • 58% dos entrevistados estão "muito confortáveis" com o teletrabalho;
  • 36% estão "confortáveis";
  • 6% estão "desconfortáveis".

Benefícios

O modelo de atuação traz diversos benefícios, como mais flexibilidade e autonomia para gerir a própria agenda, deixando de desperdiçar horas em deslocamento. Essa dor é especialmente grande para quem vive em uma cidade com trânsito caótico, como São Paulo e outras capitais ou grandes centros. Porém, justamente aí se encontra uma questão essencial para se alcançar o sucesso: a gestão do tempo, ela precisa estar bem alinhada com os objetivos almejados, caso contrário priorizamos sempre o urgente e deixamos o importante de lado.

Segundo Pedro Signorelli, especialista e insider na implementação do método OKR (Objetivos e Resultados Chaves), quando conseguimos ter as metas claras e alinhá-las com as demais, fica mais fácil atingir os resultados difíceis, tanto pessoal quanto profissionalmente.

"Aos desafios encontrados em nossos trabalhos se soma a confusão da rotina da casa. Isso seguramente prejudica nossa produtividade. Para nos ajudar a organizar a vida e entregar o necessário, com menos estresse é preciso definir os OKRs, os quais devem ser determinados de acordo com a relevância das atividades, estipulando um prazo para a entrega de cada uma delas", comenta.

Para a era da inovação, o OKR é uma ferramenta de gestão capaz de viabilizar a concretização no curto prazo das estratégias de médio e longo prazos. É aplicável na gestão das organizações tradicionais, como já fazem as modernas do Vale do Silício, no âmbito particular e ajustável conforme a cultura de cada organização. 

"Utilizado com proficiência, o método OKR eleva o rendimento no dia a dia do profissional, pois gera mais engajamento dos colaboradores quando entendem melhor como suas atividades contribuem para o todo, ao participar do processo de definição dos OKRs na organização", explica Signorelli.

Mudança cultural

É necessário também haver treinamento adequado, não apenas dos serviços, mas sobre o comportamento das equipes acerca da transformação. “Se o empregado for desordenado, haverá um pouco mais de dificuldade no início. Porém, qualquer um pode ser desenvolvido e surpreender com resultados positivos ao desfrutar da modalidade. Inclusive, muitas pessoas são até mesmo mais eficazes atuando à distância”, pontua a psicóloga Beatriz Santos, de Brasília (DF).

Uma forma de aprender isso é por meio do curso gratuito “Como administrar seu tempo”. Além disso, é preciso manter a comunicação e histórico de conversa por meio de aplicativos, a fim de estar disponível para auxiliar o time. De uma forma simples e de fácil entendimento, o sucesso da produtividade no home office depende do processo de melhor adaptação a esse novo formato.

Você se adaptou ao teletrabalho?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe