Cada vez mais, o mundo está compreendendo: a escolha de uma graduação nem sempre é definitiva e a possibilidade de uma revolução na trajetória corporativa é real, independentemente da idade. Afinal, os fatores sociais ainda são muito relevantes na decisão do ofício, direcionando os indivíduos a entrarem em jornadas visando apenas status e retorno financeiro. Esse é um dos motivos os quais levam a um recomeço nos estudos. 

Aumento de segunda graduação no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, por exemplo, entre os anos de 2014 e 2020, houve um aumento de 60% no número de pessoas matriculadas em cursos superiores as quais já possuíam diploma do mesmo nível. Os dados são do Censo de Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

De acordo com os especialistas, essa tendência de crescimento observada no estado carioca deve ser registrada em todo o país, principalmente diante do surgimento da modalidade EAD, pois elimina barreiras geográficas. "Insatisfação com a primeira escolha, busca por realização ou até mesmo necessidade de se tornar um profissional mais completo são alguns dos motivos para a procura por outra formação", analisa Carolina Salvo, especialista em carreiras do Centro Universitário Newton Paiva, localizado em Belo Horizonte (MG).

Transição de carreira é bem vista

Depois de se deparar com a realidade do setor, muita gente acaba sentindo vontade de mudar de área. Segundo pesquisa da Glassdoor, a conexão com a missão de vida é o fator mais levado em conta neste momento, sendo a opção de 29,6% dos 4.492 respondentes. Quem faz este movimento têm sido bem-recebido no mercado de trabalho.

 

Na visão de Carolina, trata-se de uma atitude bem vista por parde de contratantes e especialista do setor de Recursos Humanos. "Antigamente, havia um receio de ter esse retorno às salas de aula da faculdade classificado como falta de foco da parte do profissional. Contudo, essa mentalidade tem se transformado. Hoje é visto como uma forma de agregar bagagem e experiência, contribuindo para a pessoa atuar de maneira interdisciplinar no mundo corporativo", afirma.

 

Psicologia é destaque entre quem busca outra formação

 

Uma das opções muito procuradas por alunos para a formação extra é o de psicologia. Saulo Moraes, professor no Centro, avalia esse movimento de forma positiva. "Pessoas mais experientes, as quais conhecem o mundo do trabalho e já têm um histórico profissional, têm menos chance de escolherem o curso movidas por uma idealização do ofício. Isso contribui para o fortalecimento de uma visão mais corporativa e realista da psicologia", explica.

 

Juliana Lara, de 43 anos, resolveu correr atrás desse sonho anos depois de concluir a primeira graduação. "Apesar de ter me formado em administração, sempre tive o desejo de ingressar na psicologia. Hoje, cursando o quarto período na Newton Paiva, já avalio como positiva a experiência, principalmente devido ao aprendizado proporcionado pela convivência com os colegas mais jovens", afirma.


E você? Está na sua carreira dos sonhos?

Mais dicas no blog!

Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe