A entrevista para uma vaga de estágio, emprego ou aprendizagem pode ser um momento decisivo na carreira de um profissional. Existe, portanto, uma fórmula para ajudar o candidato a se destacar durante o processo seletivo? Veja algumas dicas de como se dar bem nesta matéria do Nube!

Para te ajudar nessa situação desafiadora, Miriam Rodrigues, coordenadora do Centro de Educação a Distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), separou uma lista de atitudes a serem tomadas. Acompanhe:

1. Esteja preparado!

Estudar sobre a empresa contratante, organizar seu histórico profissional e acadêmico, além de saber quais são seus interesses e objetivos é vital para a hora da conversa. Segundo a professora, nós sempre nos preparamos física e emocionalmente para as coisas consideradas imprescindíveis para nós e com uma seleção de uma vaga não deve ser diferente. "Se não nos prepararmos, temos de improvisar e isso pode aumentar o risco de não dar certo", diz.

2. Evite alguns comportamentos

Bom senso e atenção devem estar presentes não apenas no contato direto com o recrutador, mas em toda a seleção como um todo. Qualquer comportamento não condizente a uma postura profissional e interessada deve ser evitado. "A começar pelo linguajar - nem formal demais e muito menos coloquial ao excesso - e pela apresentação pessoal - roupas, cabelo, maquiagem. Uma boa dica nesse sentido é: se atentar aos excessos", explica.

A professora dá destaque também aos gestos e impostação: não mascar chicletes ou balas, não se debruçar sobre a mesa do entrevistador, não fazer piadinhas ou tocar em assuntos sensíveis se isso não for perguntado (política e religião, por exemplo) e não ficar olhando para o celular toda hora. "Aliás, durante a avaliação, é melhor ficar com o aparelho desligado ou, no mínimo, no modo silencioso", pontua.

3. As entrevistas podem ter abordagem similares

Mesmo quando os recrutadores buscam ser criativos e pouco óbvios, de uma maneira geral, têm abordagens recorrentes. Por exemplo: falar sobre a trajetória profissional, sobre suas competências, hobbies/lazer, por qual motivo saiu da última colocação (quando houver experiência prévia), dentre outros.

Foi esse tipo de preparo um dos responsáveis por alavancar uma conquista para Juliana Tavares, estagiária de engenharia, em Santos. Ela conta ter preparado previamente uma série de respostas para esses questionamentos e isso a ajudou a ter uma desenvoltura maior quando precisou colocar a técnica em prática.

Para ela, esse é um dos tópicos capazes, inclusive, de mostrar suas habilidades com a comunicação. “Saber dialogar nessas horas pode parecer fácil, mas não dá para levar tudo no improviso e esse foi o motivo pra eu parar um tempo antes para treinar a conversação”, comenta.

4. Não esqueça de levar o básico

Quando a entrevista é presencial, não se esqueça do seu celular, documentação, caneta e, claro, seu currículo. Dependendo da vaga, apresentar seu portfólio pode ser interessante.

5. Lembre-se: as empresas buscam profissionais competentes e engajados

Os contratantes estão à procura de profissionais para contribuir efetivamente na função a ser desempenhada. Alguém com desejo de aprender e ensinar, além de possuir um olhar ampliado sobre o alcance de seu trabalho, superando o aspecto individual, mas considerando também elementos de ordem social, ética e ambiental.

6. Saiba qual é o seu diferencial e não se esqueça de mostrar no dia da entrevista!

Todos nós precisamos saber no que realmente somos bons e encontrar o melhor momento para expressar isso no dia da entrevista. "Seja uma experiência específica, um projeto especial ou uma conquista da empresa fruto de um esforço seu", explica.

7. Se organize para uma entrevista on-line

Devido à pandemia da covid-19, muitos processos foram migrados para o ambiente virtual. Por isso, é importante verificar sua habilidade com a ferramenta a ser utilizada, seja Skype, Teams, Google Meets, Zoom, etc. "Deixar isso para a última hora pode ser perigoso", pontua. Além disso, a professora diz como esse contato on-line requer alguns cuidados similares aos do presencial, como a atenção com a vestimenta e aparência. "Se atenha também ao local para realizar a chamada. Precisa ser silencioso e com a câmera bem posicionada, para o entrevistador conseguir ver o rosto do candidato com clareza", diz.

8. Respire fundo e dê o melhor de si!

Encare a entrevista como um processo de aprendizado, de autoconhecimento. Viva com felicidade essa experiência, pois é uma importante oportunidade!

Gostou dessas dicas para entrevistas?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe