Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cinco-qualidades-indispensaveis-ao-profissional-contabil

Cinco qualidades indispensáveis ao profissional contábil 

Notícia | 02/03/2021

Gabriela Vasconcelos

Com as novas tecnologias e o uso da inteligência artificial, o papel do profissional tem se modificado gradativamente. No caso de quem atua na área contábil, não é diferente. O especialista desse setor vem conquistando novos capítulos com o avanço da transformação digital nos escritórios. 

As alterações do mercado exigem adaptação. “As habilidades humanas, como criatividade, comunicação assertiva, bom relacionamento interpessoal e equilíbrio emocional, se tornam cada vez mais essenciais no ambiente corporativo e fora dele. Apesar da robotização de alguns processos, o fator humano e um conjunto sólido de competências comportamentais são indispensáveis para o atual cenário”, explica Vitor Silva, especialista em gestão de pessoas.

Versatilidade

Quanto mais versátil for o contabilista, maiores as chances dele se tornar protagonista no mundo corporativo. É a visão da professora Lúcia Young, da ROIT, localizada em Curitiba (PR). Para ela, é preciso, também, ir além para poder fazer parte de uma tendência: a incorporação dos escritórios às grandes redes, movimento o qual já vem acontecendo com outros setores da economia. “Grandes empresas especializadas devem ter maiores condições de atender com mais excelência os grandes clientes”, diz.

Entretanto, seja qual for a área de atuação, quem opera no campo contábil vai precisar encontrar tempo para estudar mais, seja apostando em uma especialização ou até na realização de cursos breves e potentes. Captar os acontecimentos, fazer previsões, desenvolver habilidades e usar tudo isso favoravelmente são alguns dos pilares para a preservação do trabalhador, presente no Brasil desde o começo dos anos 1900.

“É preciso pensar fora da caixa. O mercado tem espaço para qualquer bom profissional, antenado, com conhecimento e vivência, com visão, assertivo, preciso. É necessário ter garra, amar o ofício e ter dedicação para fazer cada vez melhor e, assim, se sobressair”, completa Lúcia

Qualidades

A especialista ainda resume seis qualidades a serem desenvolvidas. Como dica extra, ela deixa um conselho para quem está iniciando a carreira. “Foco, determinação, estudo constante. Essa é a fórmula”, conta. Acompanhe:

1 - Conheça bem o mercado e atividade de seu cliente: é preciso entender bem como ambos funcionam e, com isso, encontrar possibilidades de ganhos tributários. Ser dinâmico, bom comunicador, atualizado e antenado;

2 - Sabia quais as novas tecnologias: estar por dentro dos lançamentos e de quais atualizações melhor irão auxiliar a prestar um serviço de boa qualidade, agilidade e precisão, faz toda a diferença;

3 - Preste consultoria estratégica: o cliente gosta e precisa de segurança. Quanto mais por dentro dos negócios ele estiver, mais confiança terá no seu trabalho;

4 - Cuide do seu marketing pessoal e profissional: o importante é valorizar sua atividade e prestação de serviços;

5 - Atue com ética: acima de tudo, tenha princípios e respeito. Isso é fundamental.

6 – Especialize-se no Lucro Real: não caia na armadilha clássica de Simples Nacional e MEI, porque tem muita gente e pouco retorno financeiro! O dinheiro em potencial está nas médias e grandes empresas.

Mais dicas

Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!

Como você se prepara para o mercado?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete