Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
4-areas-vao-ganhar-o-mercado-nos-proximos-anos

4 áreas vão ganhar o mercado nos próximos anos 

Notícia | 26/02/2021

Vinícius Lima

Em meio a este cenário de crise vivido atualmente, principalmente estimulado pela expansão do coronavírus pelo mundo, o qual, para muitos, remete a desespero, ter boas perspectivas para o futuro pode ser difícil. Entretanto, considerar a vinda de dias melhores pode ser a saída para superar os desafios impostos pela realidade e ainda ajudar na obtenção da tão sonhada prosperidade.

Desemprego atual

Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no quarto trimestre de 2020, o desemprego da população foi de 11%. Em comparação ao mesmo período de 2019, vemos uma redução de 0,8%. Esse cenário até pode representar uma melhora, mas ainda está longe do ideal e muitas empresas ainda enfrentam os obstáculos impostos pela pandemia.

Áreas com destaque no pós pandemia

Entretanto, alguns setores da economia tiveram maiores facilidades na hora de superar as adversidades e, assim, entregar bons resultados. Daniela Verdugo atua como sócia e headhunter na THE Consulting e aponta algumas das áreas cujos profissionais têm um futuro mais certo com dias melhores no pós pandemia. "Posições de tecnologia, inovação, finanças e recursos humanos. Esses ramos suportarão as mudanças necessárias nas organizações, bem como a consolidação desses processos", revela Daniela.

A estagiária de recursos humanos, Larissa Campos, de Ribeirão Preto, comenta sobre como as circunstâncias atuais vão provocar mudanças institucionais em todos os segmentos. “Acredito muito em uma transformação nas relações de trabalho e até mesmo no modo de agir de entidades e pessoas”, conta.

Para ela, esse é um período difícil, mas de aprendizados essenciais para a formação de sua carreira. “Tive o privilégio de conseguir um estágio nesses tempos e tem sido uma jornada muito gratificante”, compartilha.

Zona de conforto

De acordo com a especialista, principalmente no Brasil, as empresas estavam em um processo de acomodação em suas marcas e posicionamentos. “Olhando de uma maneira, talvez, pouco ampla para as oportunidades de negócio e mercado, ou seja, ‘se sou varejo, sou só varejo e, no máximo, vou otimizar os meus canais’”, comenta.

Transformações para a retomada

Para ela, esse é um pensamento em processo de transformação nessa fase de retomada. A empresária também faz uma importante análise com relação ao reaquecimento da economia de modo geral e estabilização financeira do país. "Realmente, os impactos têm ampliação sem precedentes na queda histórica da ocupação”, conta.

Nesse sentido, falar de um cenário pós-crise é complexo. “Entretanto, nos baseando, por exemplo, no ajuste estrutural e reconfiguração econômica da década de 90, foram cerca de 23 anos para recuperarmos os valores mínimos de falta de colocações", relembra a sócia da THE Consulting.

O processo de recolocação no mercado

Diante disso, uma série de profissionais está repensando sua posição no mercado e/ou buscando novas qualificações on-line para quando a situação estiver normalizada. Para esses, Daniela deixa seu conselho. "É importante pesquisar as empresas nas quais há ou terá escassez de mão de obra (seja para retomar ou suportar crescimento de demanda)", orienta.

Se questionar quais problemas dessas companhias sua experiência pessoal ajuda a resolver e focar sua exposição exatamente nessas organizações pode ser a grande chave para o sucesso. “Ao longo do processo, é preciso entender se existe conexão entre os seus valores e os da contratante”, conclui a empresária.

Aproveitar o momento

Por fim, Daniela enfatiza como o importante é saber aproveitar o momento, embora delicado, para adquirir maior aperfeiçoamento profissional com foco no universo empresarial a ser constituído após a pandemia. "Foque na evolução dos seus conhecimentos, na sua qualificação e, desse modo, a inserção no mercado pode ser gradual, mas terá mais chances de se concretizar", conclui a sócia da THE Consulting.

Qual o futuro do mercado de trabalho?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete