A ansiedade é um desafio enfrentado por muitos brasileiros. Muito além de somente aquele frio na barriga gostoso, essa característica, em níveis mais altos, pode causar sérios problemas. Situações de risco e momentos de incertezas são os principais ativos desse estado. Então, se você quer aprender meios de ajudar no controle desse problema, veja as dicas desta matéria!

Desafios da ansiedade

A popularidade desse sentimento (e, se não tratado, problema de saúde mental) se dá porque nós, humanos, tendemos a querer ter tudo sobre o nosso controle. Entretanto, a vida não funciona dessa maneira. Em 2020, aprendemos como o futuro está fora do nosso alcance e, para vivermos bem, devemos nos adaptar às situações no decorrer da nossa vida.

Quando ela surge?

Esse nervosismo surge em diversos momentos. Antes de uma entrevista de emprego, estágio ou aprendizagem ou esperando algum dia importante, aguardando uma resposta capaz de mudar, ou não, a sua realidade… estar ansioso pode derivar de vários motivos. Todavia, mesmo comum, essa pode ser uma grande vilã no nosso cotidiano.

Laura Mendes, estudante de administração, em Campinas, conta já ter passado por problemas do tipo. “O nível de agitação foi aumentando cada vez mais e precisei de auxílio de um psicólogo. Eu recomendo buscar esse apoio mesmo quando isso se manifesta de maneira mais ‘tranquila’”, sugere.

Ainda de acordo com ela, crises de pânico foram seu principal desafio. “Quando precisava lidar com alguma situação nova, me faltava o ar e a situação ficava tensa. Hoje, já consigo enfrentar de outras maneiras”, comenta.

O que pode causar?

Em níveis mais críticos, o distúrbio pode causar estresse, frequência cardíaca alta e até mesmo problemas respiratórios. Segundo Madalena Feliciano, coach e hipnoterapeuta, essa questão pode ter várias intensidades. “Nas mais altas, é imprescindível buscar ajuda especializada”, alerta.

Para os casos leves

Para os mais leves, como os casos de sudorese, dor de cabeça leve e, às vezes, dor de estômago, algumas atitudes podem ser tomadas para diminuir as ocorrências. “Primeiramente, você deve reconhecer os seus momentos de tensão para poder tratá-los. Saber quando e por quê você está apresentando os sintomas, pode ser a chave principal para entender esse estado”, comenta a especialista.

Para evitar as crises ou até mesmo enfrentá-las enquanto elas ocorrem, é importante ser gentil consigo mesmo. Não se cobrar muito e entender como está em uma situação de incerteza, pode te ajudar a se acalmar.

Tarefa diária

Conforme a especialista, “diariamente, é crucial compreendermos e aceitarmos o ciclo da vida. Por vezes, as causas estão relacionadas ao medo da perda de algum ente querido. Mas, entender como devemos aproveitar enquanto temos vida é essencial para obtermos uma jornada mais leve focada no agora”.

Para lidar com as crises, Madalena ainda dá uma dica capaz de auxiliar: “Quando estiver ansioso, anote todas as suas preocupações. No dia seguinte, tente encontrar maneiras de resolvê-los. Você verá como a maioria tampouco é um real problema e, com a cabeça mais fria e calma, a solução certamente virá”, diz.

Autoconhecimento para saber seu propósito

Por isso, para a especialista, é importante, não só para lidar com essa questão, como também para ter uma vida melhor em todos os aspectos, ter definido o seu propósito. Todos temos um objetivo para cumprir aqui na Terra e, não estar alinhado com o seu, pode te prejudicar nas partes profissional e pessoal.

Para finalizar, a coach fala sobre outros aspectos capazes de facilitar a jornada. “Não só isso, para ser uma pessoa mais tranquila, ter uma alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos e estar sempre com uma garrafa de água às mãos pode ser de grande ajuda no controle da ansiedade”, conclui.

Veja mais sobre os cuidados com o transtorno de ansiedade. Você já passou por algo assim?

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