Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mudanca-de-carreira-em-ano-de-pandemia

Mudança de carreira em ano de pandemia? 

Notícia | 22/02/2021

Giovanna Cavalli

Algumas decisões da vida precisam ser tomadas com muito cuidado, ainda mais quando são sobre o futuro profissional. Escolhas como curso e faculdade são muito difíceis de serem tomadas, principalmente, diante da pressão familiar, dos amigos e do próprio mercado de trabalho. Você tem enfrentado esse dilema? Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Arrisque com sabedoria!

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 8,9 milhões de brasileiros perderam o emprego no pico da pandemia. O ano atípico para todos fez a supervisora da Latam, Evelyn Chaves, por exemplo, abrir os olhos para o rumo da sua vida. Ela resolveu estudar no Instituto Gerônimo Theml e fez formação em coach para ajudar empreendedores e profissionais em transição de carreiras a serem mais produtivos. “Minha ideia inicial é auxiliar pessoas a serem menos ocupadas, mais produtivas e comprometidas com seu propósito”, explica.

Nesse sentido, é comum a reflexão sobre as trajetórias e o desejo de reinvenção. Por isso, elencamos alguns conselhos para quem pretende mudar de carreira este ano. Veja:

Autoconhecimento

Busque um autoconhecimento e habilidades, seja com assessments pagos ou conselho profissional. “Se possível, tenha alguma experiência na área de interesse como observador, contribuidor, freelancer e aposente as ideias fixas sobre seu percurso antigo, para abraçar o novo. A maior dificuldade não é adquirir habilidade para essa nova fase, mas desapegar da passada”, analisa a sócia fundadora da Agência ICB, Bárbara Roma.

Use seu conhecimento para criar algo novo

A designer de conexões e idealizadora do projeto “Aceleradora de Carreiras” do grupo Mulheres do Brasil, Mayra Castro, de Belém (PA), por exemplo, criou a própria profissão. “Idealizei baseada na minha identidade e valores para congregar toda a minha experiência de vida e profissional. Designer de conexões e parcerias é a habilidade de transformar relacionamento em projetos e resultados. Por trás disso, existe uma metodologia pautada em jogos cooperativos da Teoria dos Jogos, inteligência coletiva (mastermind), ganha-ganha e todo meu expertise de mais de dez anos de experiência em parcerias internacionais. Além de design de projetos, liderança e tradução cultural. Ou seja, é totalmente possível”, ressalta.

Invista no seu marketing pessoal

O ano de 2020 foi um grande catalisador de mudanças em todas as esferas, principalmente, laboral. Com o avanço da automação e redesenho de muitos escopos, cada um passará a ser avaliado pelas mais diferentes habilidades, as quais vão além das aptidões técnicas para cada cargo ou função. “Portanto, trabalhe muito bem suas soft skills, ou seja, competências comportamentais como a gestão do tempo, comunicação e escuta e o seu marketing pessoal. Esses são os fatores chaves de sucesso em uma transição ou mudança de ocupação”, complementa a outra sócia da Agência ICB, Neemate Eid.

Pensando nisso, o Nube oferece cursos gratuitos, inclusive, sobre como se vender! Ele tem o objetivo de ajudar na construção eficaz do seu cartão de visitas: imagem pessoal.É possível aprender sobre os conceitos gerais de marketing e dicas sobre comportamento nas redes sociais, vestimenta, postura verbal e corporal.

Um profissional de sucesso consegue uma boa remuneração financeira e não passa apuro no final do mês, porque sobretudo ama seu trabalho. Dinheiro e amor precisam andar lado a lado quando o assunto é carreira. Caso um desses aspectos seja negligenciado, a sensação de frustração e falta pode demorar, mas fatalmente aparecerá.

Portanto, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Conte com o Nube!

Você está feliz com sua profissão?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete