Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-agir-em-tempos-de-crise

Como agir em tempos de crise? 

Notícia | 22/02/2021

Vinícius Lima

Toda relação pode ser uma relação de liderança. Em pequenas e médias empresas, essa visão não é apenas necessária, mas sim fundamental. Em tempos de crise, isso se torna ainda mais imprescindível. Para superar as adversidades, vencer os desafios e apresentar bons resultados, em primeiro lugar, é preciso ser prático.

Para Matheus Jacob, economista, mestre em filosofia e especialista em liderança e comunicação, é preciso aproveitar todas as oportunidades para se destacar entre a concorrência. “Qualquer empresário nesse momento precisará tirar proveito das chances surgidas e ser um bom gestor será fundamental para isso”, comenta.

Assim, o especialista traz alguns pontos fundamentais para todos os supervisores estarem atentos para vencer os obstáculos:

Entradas

Esteja atento a todas as formas de entradas financeiras possíveis para você durante esse período. Quais são as possibilidades que os governos estão dando dos mais diversos auxílios, prorrogações e afins? Fique ligado.

Saídas

Todos os gastos importam. Pequenos empresários, se ainda fazem gestão sem um controle preciso, é o momento de abrirem as planilhas, as ferramentas de administração e se atualizarem. Hoje, existem soluções capazes de facilitar todo esse processo e podem poupar toda a parte de organização.

Realocar recursos

Colaboradores enfrentam a mudança de demandas e alguns setores passam a ser desnecessários. Nesses casos, eles estão disponíveis para serem realocados em outras áreas e isso poderá ser a sua porta de entrada em novos negócios. Quem pode te ajudar em mídias digitais? Quais deles auxiliarão a rever as despesas? Considere também quem é capaz de auxiliar a visualizar uma forma de entrar no universo digital, de consultoria ou de prestação de serviços remotos – uma ampliação de portfólio fundamental para o cenário moderno.

Comunicação

Seja o mais transparente possível com a sua equipe. Conte sobre os acontecimentos, as perspectivas e dê para as pessoas objetivos plausíveis e realistas. Um time desmotivado, desacreditado ou desconfiado é a pior coisa para os empreendimentos superarem agora, não importa o seu porte.

Fabiana Moreira, estagiária de RH, no Rio de Janeiro, conta como para ela essa transparência é fundamental para estabelecer uma relação de confiança com quem a coordena junto com seus colegas. “Na empresa onde estagio, desde o início da pandemia, tudo foi deixado muito claro e isso foi fundamental para manter todo mundo unido”, compartilha.

Ainda de acordo com ela, só com esse tipo de iniciativa é possível apresentar novos tipos de resultados. “Tivemos direcionamentos diferentes e diversas mudanças internas e, se não houvesse essa interação genuína e sincera, não sei se teria dado tudo certo”, pondera a universitária.

Quais brigas comprar e quais riscos não correr

Esse não é o momento de fazer grandes aportes e investimentos. A cada semana, o mundo está se tornando diferente. O considerado novo normal em abril já não é o mesmo em maio. Na ânsia de inovar, de se reinventar, há quem coloca tudo a perder. Inteligência e gestão não é isso.

De acordo com o especialista, somente com a capacidade de aproveitar novas oportunidades, as quais requerem esforço, é possível sair vitorioso da crise. “É preciso fazer uma gestão financeira de casas decimais e realocar os recursos da forma mais eficiente possível – e isso inclui se comunicar. Com isso, o fim do túnel pode se tornar um pouco mais visível para cada um de nós e, principalmente, estaremos bem preparados quando chegarmos lá”, conclui.

Já sabe como ser um gestor do futuro?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete