Em momentos de crise, como a situação ocasionada pela Covid-19, as organizações têm a necessidade de se organizarem para lidar com as adversidades impostas pelo cenário. O momento é de criar meios para não prejudicar as atividades e, consecutivamente, os resultados. Na linha de frente estão os líderes e, esses, precisam reconfigurar o método de trabalho para manter a produtividade.

Para o especialista em liderança e gestão, Sergio Lopes, agora é o momento de resgatar as experiências e os aprendizados adquiridos no período do home office. "Se você é chefe em organizações de qualquer natureza, poderá usufruir dos aprendizados dos tempos de atuação remoto. Afinal, foi preciso confiar plenamente nas pessoas para manter a companhia em funcionamento. O melhor campo de aprendizado é a experiência", aconselha.

A coordenação é um exercício diário de enfrentamento e os desafios fazem parte da rotina. Lopes ainda orienta como quem direciona um time não deve utilizar o modelo “comando e controle” durante o desempenho da função. "Se esse estilo de atuação já estava fadado ao desaparecimento, certamente a quarentena mostra como em cenários assim, isso não funciona", explica.

A transformação é constante e o supervisor se depara com situações adversas exigindo a tomada de decisões a todo momento. Por isso, o profissional listou os protocolos essenciais para superar adversidades.

infográfico-18-02                                                                             

Consideração
                                                                             
Em primeiro lugar, seja líder de você mesmo. Autoconsciência, autogestão e noção social são elementos fundamentais agora. Esses conhecimentos são competências emocionais capazes de auxiliar a entender o contexto atual e as dificuldades dele.
                                                                             
Esperança
                                                                             
Um gerente deve promover mudanças pessoais. Combinar objetivos e estratégias para os liderados acreditarem na possibilidade de atravessarem os períodos de instabilidade com êxito.
                                                                             
Compaixão
                                                                             
Exercer a empatia é um ato de compaixão. A capacidade de enxergar a realidade com diferentes óticas sugere o desejo intenso de se conectar com o outro e essa relação pode ser estabelecida por meio do diálogo. A comunicação é importante para entender o sentimento do outro.

Paula Morais, estudante de administração em Santo André, tem o desejo de comandar um grupo de pessoas no ambiente de trabalho. Para ela, se colocar no lugar do outro é o ponto mais importante para ocupar esse cargo. “Se eu não tiver essa sensibilidade de saber quais as limitações e potencialidades das pessoas, vou apenas mandar e obter resultados fracos”, pondera.

Ainda de acordo com ela, essa não é uma habilidade nata. “Ninguém nasce sabendo como direcionar as pessoas direito. É um treino constante e você precisa se inteirar das características de cada um dos membros”, compartilha.

Vulnerabilidade

É necessário admitir a existência da vulnerabilidade. Você não possui todas as respostas e precisa da ajuda e cooperação da equipe para desenvolver as atividades.

Gentileza

Esse elemento indica como é preciso ter um olhar compreensivo e sensível para sua staff, colocando em prática todos os protocolos. A aplicação desses itens, em conjunto, produzem uma liderança mais estratégica.

"Seu time está em um novo nível de autonomia e responsabilização e irá cobrar de você a mesma confiança no presencial dos tempos da quarentena. Não tenha medo! Funcionou, não é mesmo? Aproveite também para ir para um outro patamar, mais humano, onde a confiança impera", finaliza o especialista.

Você já sabe como ser um gestor do futuro?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe