Você enfrenta dificuldades para falar em público? Bate um pânico na hora de fazer uma apresentação? Segundo informações do portal Psychology Today, três a cada quatro pessoas têm medo de se apresentarem na frente de um grupo de pessoas. Alguns associam essa habilidade a um dom, mas, na verdade, todos podem aprendê-la se praticarem e estudarem adequadamente.

Seja no contexto corporativo, ao apresentar resultados, ideias ou informações em reuniões, no ambiente acadêmico, com trabalhos, seminários e afins, ter uma boa oratória é essencial. Camila Mendes, estagiária de administração em Santos, concorda com essa visão. Justamente por isso, ela sempre busca meios de melhorar essa habilidade.

Ela conta já ter passado por maus bocados em processos seletivos. “Eu era muito tímida e, quando precisava me apresentar, ficava muito nervosa e acabava não tendo um bom resultado”, conta. Desde então, uma técnica responsável por tê-la ajudado foi treinar discursos na frente do espelho e gravar suas falas em vídeo pelo celular. “Eu faço isso sempre, principalmente para saber em quais aspectos posso melhorar”, compartilha.

Pensando em te ajudar a alavancar essa característica, Erika Linhares, executiva especializada em comportamento nas organizações, listou dez dicas. Veja:

1. Conheça bem o assunto

É preciso estudar e se preparar. “Tenha conhecimento de causa em relação ao assunto a ser abordado. Saiba bem qual é o conteúdo e se prepare para responder possíveis dúvidas. Se não tiver domínio muito bem a respeito do tópico, poderá transmitir nervosismo e isso torna as pessoas desinteressadas em relação à fala”, destaca.

2. Faça uma introdução impactante

Entregue a parte mais valiosa logo de cara quando começar a apresentação. “Dessa forma, já vai prender a atenção de todos rapidamente. Já esclareça também qual o seu objetivo e alguns temas a serem abordados”, comenta.

3. Certifique-se de que as pessoas estão focadas

Faça perguntas e interaja com o público. “Se houver espaço, faça brincadeiras para deixar a comunicação mais leve e descontraída. Lembre-se: o corpo fala. É preciso ter postura para passar uma imagem de confiança para quem está presente”.

4. Relaxe

Caso ainda haja medo em realizar essa tarefa, respire fundo. “Uma das técnicas é inspirar pelo nariz por três segundos, segurar o ar por mais três e soltar pela boca em seis segundos. Repita pelo menos três vezes esse processo”, sugere Erika.

5. Seja você mesmo

Ao falar, mostre o quanto você acredita na causa. “Seja engajado! Ainda quando o projeto não for seu, é preciso saber tudo sobre ele para poder apresentá-lo. Sane todos os questionamentos antes e acredite na mensagem a ser passada”.

6. Não tenha medo de errar

Se cometer algum erro, não se preocupe, nem se desestruture com isso. “Quanto mais espontâneo for, mais o deslize irá passar com tranquilidade. Alguém perguntou algo que não sabe responder? Se comprometa a ir atrás da informação para passar depois”, conclui a especialista.

7. Conheça bem o público com quem irá falar

Você precisa se adaptar ao interlocutor e, para isso, é preciso conhecê-lo bem. “Investigue o quanto aqueles indivíduos conhecem sobre o tópico, a idade média e o nível de conhecimento deles. Assim, pode se preparar melhor e adaptar a linguagem de acordo com a demanda”, diz.

8. Cuidado com vícios de linguagem

No automático, muitas pessoas, ao conduzirem uma fala, repetem expressões como "né", “tá”, “é”. “Para evitar esses vícios, assista aos vídeos de apresentações já feitas e peça o feedback de amigos. Tente se policiar ao máximo e treine muito para não repetir esses termos. Com treino e esforço, será possível se livrar desse problema”.

9. Faça pausas na fala

Evite a empolgação desenfreada e a rapidez. “Saiba falar com calma e fazer pequenas pausas para gerar no público uma expectativa a respeito do tema e também para todos conseguirem refletir sobre”, orienta.

10. Faça com paixão

Por mais nervosismo existente para tentar te atrapalhar, quando se dialoga com paixão, vontade e energia, muita segurança será transmitida. “Mostre o quanto você sabe do assunto e o defende. Isso irá causar encantamento e prender a atenção das pessoas”, conclui.

Descubra mais dicas para se comunicar melhor! Quais dessas orientações você já coloca em prática?

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