Com a iminência do desemprego devido à crise, é relevante se preparar para eventuais recrutamentos. Saber como se portar nessa situação é crucial para todos os profissionais, independentemente da hierarquia. Por isso, veja algumas dicas nesta matéria!

Conhecer gestos, falas e os comportamentos ideais em uma seleção pode ser muito importante na hora da contratação. Para Madalena Feliciano, gestora de carreira a qual formou mais de 7 mil líderes, “em uma entrevista de emprego, não contam somente o currículo e as formações acadêmicas. O modo de se vestir, de conversar e de se portar são fatores essenciais observados pelo recrutador”. 

Por isso, a especialista faz uma série de recomendações para melhor se apresentar nessa ocasião:

 

  • Não fuja do horário

 

É sempre bom reafirmar: atrasos são imperdoáveis em uma reunião. “Imprevistos acontecem, é claro. Por isso, caso aconteça alguma coisa, ligue e avise. É fundamental mostrar interesse e comprometimento”, Madalena afirma. 

Além disso, é válido não chegar muito tempo antes. Não adianta querer estar no local uma hora mais cedo para mostrar ser adiantado, pois o correto é ser pontual. Comparecendo 15 minutos antes você mostra comprometimento, empenho, atenção e organização.

 

  • Vestimenta

 

Quanto às roupas, é importante se adequar ao estilo da corporação. Se é uma empresa de advocacia, por exemplo, vá de terno. Agora, se tem dúvidas, uma camisa e uma calça jeans podem servir. “Não só à companhia, também fique atento ao tempo. Não faz sentido estar totalmente bem trajado de social se faz 30°C lá fora e você não consegue parar de suar por causa do calor. Antes de tudo, você é uma pessoa”, a especialista comenta.

 

  • Controle de entusiasmo

 

“É ruim entrevistar alguém sem vontade de estar naquele lugar. Um bom dia desanimado, respostas monossilábicas… é necessário se mostrar interessado pela vaga”, comenta a gestora. O inverso também é verdadeiro, entretanto. Chegar gritando, falando alto, com muitas piadas é também um excesso. O ideal é o equilíbrio.

 

  • Ansiedade

 

Muito presente em ocasiões importantes na nossa vida, a ansiedade pode ser um empecilho na hora de uma entrevista. "É importante ficar atento a barulhos, batuques com as mãos e pés, bater de unha na mesa… Esses tiques podem incomodar muito na reunião”, alerta Madalena. Preste atenção em cada gesto seu e não seja prolixo: quando o recrutador te perguntar algo, responda. 

Para a especialista, “tentar enfeitar muito o diálogo e dar muitos rodeios deixa a conversa confusa e sem sentido. Responda somente às questões feitas e pontue sempre coisas essenciais para a corporação. Não adianta discorrer sobre quando você era vendedor, se agora está concorrendo a uma vaga de engenheiro”, finaliza.

Vídeo entrevista

Algumas companhias, vendo o atual momento, começaram a optar por questionar seus candidatos por meio de plataformas de videoconferência. A estratégia, além de economizar tempo e custos, acaba por facilitar a vida de ambos os envolvidos no processo seletivo.

Marina Fernandes, acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já participou desse tipo de seleção e vê benefícios. “Para mim foi ótimo porque eu estava desempregada há um tempo e não tinha mais condições de ficar pagando transporte para ir até as corporações. É muito bom para ajudar os participantes”, afirma. 

 

Segundo pesquisa do Nube, realizada com mais de 49 mil pessoas, 65,70% dos jovens nunca participaram de uma reunião avaliativa remota. Em tempos de quarentena, essa realidade deve mudar. Assim, mesmo quem nunca teve a experiência precisa se preparar a fim de aumentar suas chances de conquistar uma vaga. Uma dica é bloquear interrupções durante encontro virtual. É importante também ter uma boa conexão com a Internet e equipamentos com a bateria em dia.

 

Como você se prepara para um processo seletivo? Aproveite e faça nosso curso gratuito “Tenha sucesso em processos seletivos”. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe