Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
inteligencia-emocional-para-conquistar-resultados

Inteligência Emocional para conquistar resultados 

Notícia | 11/02/2021

Giovanna Cavalli

Pensamentos e atitudes negativas e limitantes podem atrapalhar sua vida profissional e pessoal. Muitas vezes, esse comportamento pode estar ligado a ações do passado e até mesmo a heranças emocionais. Por isso, o assunto do dia é Inteligência Emocional (IE)! Você acredita ter essa habilidade?

Pare e pense!

Ter essa destreza não é apenas dispor de autocontrole, mas conhecer suas emoções para não deixá-las assumirem o comando. Bem como possuir empatia para conseguir melhores relacionamentos e resultados. Por isso, “o processo de desenvolvimento da IE ajuda a trabalhar essas questões e é baseado em ferramentas e em um plano de ação. Não trata-se de uma mudança milagrosa e rápida, mas possível e verdadeira”, analisa a psicóloga e mentora, Fabrícia Gomes.

De acordo com o consultor de carreira, Emerson Weslei Dias, essa intelectualidade pode ser medida e responde por até 45% do sucesso de uma pessoa em relação aos seus resultados. “Os testes de QI (quociente de inteligência) não se mostraram eficazes em mensurar o sucesso dos indivíduos ao longo da vida. Sujeitos com QI elevado não apresentam os melhores resultados, por exemplo. Pense: adianta ser um gênio da engenharia se você não consegue desenvolver empatia e lidar com gente? Como você vai crescer na carreira se não consegue isso?”, avalia.

Nesse sentido, Fabrícia elencou algumas características essenciais para o aprendizado desse conhecimento. Veja:

1. Autoconhecimento

Essa maestria faz parte do lifelong learning, ou seja, precisa ser trabalhada o resto da sua vida. Faça cursos, assista lives, leia livros, artigos e peça feedbacks das pessoas com quem se relaciona. “Lembre-se: IE é um conjunto de competências emocionais (eu comigo mesmo) e sociais (com os outros). Ou seja, conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e atitude (fazer). Logo, a única maneira para desenvolvê-la é fazendo, sendo, vivendo”, explica Weslei Dias.

Afinal, ao se conhecer, você consegue entender os gatilhos externos ou internos. Os externos normalmente estão relacionados a alguma coisa do presente. Já os internos são mais difíceis de serem acessados, porque moram lá no cérebro límbico (emocional) e, em geral, estão relacionados a experiências negativas do passado.

2. Se “afaste” um pouco do problema

Quando estiver com dificuldades de resolver algo, vá fazer outras coisas e depois volte. Parece simples, mas isso muda seu estado emocional e o estimula a pensar em diferentes possibilidades.

3. Desenvolva a empatia

Já ouviu a expressão “gentileza gera gentileza”? Ela resume bem como é possível ensinar a empatia e disseminá-la no dia a dia. Assim, além de estar contribuindo para a construção de uma sociedade justa e igualitária, a sua marca atrai mais talentos e, ainda, consegue impactar positivamente o cliente durante a experiência.

Observe a linguagem corporal das pessoas quando estiverem se comunicando. Pergunte como estão se sentindo e dê espaço para elas falarem sobre suas emoções. Muitas vezes o problema não está na mensagem, mas na maneira de dizer.

4. Seja positivo

Muitas vezes nos questionamos o porquê de as coisas não estarem dando tão certo em nossas vidas e, com isso, acabamos nos auto sabotando. Esse tipo de comportamento acaba se tornando uma bola de neve, pois começamos a reclamar de tudo em nossa volta, fazendo do nosso dia a dia uma maré de negatividade. Além de só atrair energias ruins. Para romper esse ciclo, aprenda a ver o lado bom das situações e, quando cometer um erro, reflita sobre o aprendizado e como fazer diferente da próxima vez. 

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Conte com o Nube!

Você acredita ter essa mentalidade? 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete