Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-desenvolver-a-inteligencia-emocional

Como desenvolver a inteligência emocional  

Notícia | 10/02/2021

Gabriela Vasconcelos

Segundo pesquisa da Six Seconds, 54% dos fatores de sucesso de uma pessoa são previstos pela inteligência emocional. De forma resumida, essa individualidade significa o quão bem conduzimos nossa vida e relacionamentos e revela nossa autoconsciência. 

 

Quem apresenta esse atributo é profissionalmente mais próspero e feliz. No espaço de trabalho, estar feliz contagia as pessoas e faz parte da inteligência emocional tão admirada pelos recrutadores. “O ambiente corporativo naturalmente é propenso a imprevistos. Sem o preparo adequado, esse fator pode gerar desânimo, tristeza, descontentamento, entre outras sensações não desejadas”, elucida a coach Isabela Fernandes, de Brasília (DF). 

 

Harmonia

 

É relevante estar em harmonia consigo mesmo, até para executar melhor a atividade e consequentemente obter o bom desempenho. "É exatamente saber como se portar e levar ao escritório ações positivas as quais motivem o grupo e criem uma conexão de amizade e respeito entre todos da equipe", afirma Luciana Fontes Superintendente da Rede Cebrac - Centro Brasileiro de Cursos.

 

Dicas

 

Pensando nisso, o núcleo de desenvolvimento pedagógico do Cebrac elaborou cinco dicas de como aprimorar a inteligência emocional e ser mais feliz no espaço corporativo:

 

 

  • Aperfeiçoe o auto conhecimento

 

Se conhecer é a chave. Saber quais são seus defeitos e suas qualidades. Como você lida com as diferentes situações é essencial para identificarmos comportamentos padrões e passar a controlar melhor suas reações. Também possibilita conhecer seus limites e saber até onde você consegue ir. Vale usar terapia, livros e todo o tipo de informação sobre controle emocional.

 

  • Autoconfiança

 

Entenda seu potencial, em quais habilidades você se sobressai e quais atividades executa com prazer e felicidade. Ser autoconfiante não é saber de tudo, mas compreender: aquela tarefa confiada a você está dentro das suas capacidades e seu gestor confia em você o suficiente para realizá-la. Assim você busca o melhor e se arrisca mais em novos desafios.

 

  • Aprenda a lidar com dias ruins

 

Nem tudo são flores, dias ruins virão. Aprender a lidar com eles sem se deixar dominar pelas emoções é essencial. Há outras áreas da sua vida as quais precisam funcionar independentemente disso. Não leve críticas como algo ruim, mas como oportunidade de melhorar. Descobrir como ressignificar os sentimentos e transformá-los em impulso para sua melhoria é essencial!

 

  • Pressão do dia a dia

 

Nossas rotinas estão ficando mais cheias e sobrecarregadas. Ninguém mais tem apenas uma função. Hoje é preciso ser multitarefas e, com isso, é necessário se adaptar. Não significa fazer tudo ao mesmo tempo, mas sim, executar cada atividade com foco e concluí-las. Assim o horário é otimizado. A pressa é sua pior inimiga, pois por meio dela vem o estresse e a tensão. Quanto mais proveitosa e focada for feita a tarefa, menos estressado você ficará.

 

  • Desenvolva a empatia

 

Viver em grupo é essencial, por isso ter empatia facilita toda a conjuntura de um espaço corporativo Se colocar no lugar do outro e tentar enxergar pela nova perspectiva traz muito mais riqueza para o resultado final do trabalho. A sinergia entre os colaboradores resulta em melhores resultados. Aqui vale fazer cursos on-line e/ou conversar com os seus gestores para desenvolver as capacidades as quais precisam de melhoria.

 

Como você tem aprimorado sua inteligência emocional?

Mais dicas

Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete