Depois de um ano cheio de dificuldades inesperadas, chegamos a 2021. Junto disso, há pessoas em busca de melhores formas para começar o novo ciclo impulsionando o seu negócio para superar a crise causada pela pandemia do coronavírus. Uma das soluções é buscar estratégias para vencer os obstáculos e ter sucesso em um mercado tão concorrido.

De acordo com o relatório Setores do E-commerce no Brasil, divulgado pela Conversion, o mercado cibernético brasileiro registrou 1,28 bilhão de acessos apenas no mês de outubro - um aumento de 9,7% comparado ao mesmo período de 2019. Números como esses apontam a importância de apostar em estratégias para alavancar os resultados financeiros.

Para Alex Vargas, empreendedor com mais de 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, é essencial apostar em novos métodos para ganhar espaço. Afinal, o cenário mais impactado pela pandemia foi o da transformação digital. “Uma das minhas principais dicas é investir em estratégias de SEO, nas quais são trabalhadas técnicas dentro do próprio site para melhorá-lo e atrair mais buscas. Os pontos devem ser aplicados nos conteúdos para ajudá-los a ficarem melhor posicionados”, explica.

Pensando nisso, o especialista aponta métodos para obter um desempenho acima da média nos próximos 365 dias. Veja:

1 - Escale o seu negócio

Para começar a escalar e crescer, é importante entender a necessidade de investir e reinvestir em tráfego. “Os empreendimentos on-line se resumem na navegação. Quem tem mais tráfego, vende mais. Então, se o seu portal não tem grandes resultados, provavelmente é porque a quantidade de acessos não é suficiente”, alerta.

Pensando nisso, é importante pensar em pegar parte do faturamento do negócio e aplicar nesse ponto. “É uma ótima forma para alcançar mais pessoas e resultados”, entende o especialista.

2 - Invista em marketing

Para quem deseja conquistar um público fiel, a principal iniciativa deve ser aplicar o marketing de conteúdo e de relacionamento. “O objetivo maior do MKT desse tipo é criar e divulgar informações para o público-alvo da empresa, fazendo os clientes criarem uma identificação com a marca”, explica.

Enquanto isso, o segundo se baseia em estabelecer uma conexão de confiança com o público para ele acreditar na proposta da sua companhia e, assim, ser fiel a ela. “Essa é uma ótima forma de fazer do estabelecimento uma referência para o consumidor”, complementa.

3 - Audiência

Este conceito se baseia em criar uma lista de pessoas as quais acompanham o seu negócio para atingi-las sempre quando necessário. “Há algumas formas capazes de serem criadas, como e-mails, listas feitas nas redes sociais, grupos de WhatsApp e notificações push. Para quem tem blog, essa informação pode ser criada a partir de quem acompanha as publicações”, sugere Vargas.

4 - Tenha consistência

Esta é uma ótima dica para quem deseja atrair cada vez mais pessoas utilizando buscas no Google. “Não importam os processos feitos, se não houver consistência, nada funciona. É importante entender como esse é o primeiro passo para grandes conquistas. Estar todos os dias trabalhando, construindo e empilhando seus conteúdos é uma forma de manter o público já adquirido, além de conseguir atrair mais pessoas e resultados”, conclui.

Além disso, ficar preso à tradição pode atrapalhar novos caminhos. Quem defende isso é Alexandre Pierro, sócio-fundador da Palas. “Quando a empresa se agarra nos costumes e fecha as portas para a inovação, quem toma a dianteira são as concorrentes, e, hoje, elas não são mais nossas vizinhas, pois estão espalhadas ao redor do mundo”, orienta.

Uma metodologia eficaz de análise de predição de mercado é a chamada “coolhunting”. De acordo com o sócio, essa solução age como um gerenciamento de tendências. “Seu conceito se resume na observação do comportamento das pessoas, para assim, predizer as novas tendências de mercado. Dessa forma, é possível antever as ameaças para respondê-las a tempo, podendo, também identificar oportunidades e potencializá-las”, conclui.

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